Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrendler, Clariana Fischerpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2017-01-21T02:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151121pt_BR
dc.description.abstractO objetivo é desenvolver um método para obtenção de medidas antropométricas através de um digitalizador 3D de baixo custo. A metodologia da pesquisa consiste em seis etapas: pesquisa bibliográfica, coleta e análise dos dados antropométricos pelo método direto e o desenvolvimento do método indireto de obtenção de medidas antropométricas, comparação e análise dos dados obtidos, discussão dos resultados e a finalização. O processo de digitalização utilizado está baseado em um dispositivo de baixo custo, o Microsoft Kinect e no software kscan3D. Para o levantamento antropométrico a partir do modelo tridimensional, é utilizado o software Autodesk 3D Studio Max. A pesquisa apresenta recomendações e restrições para a geração do modelo tridimensional, de forma a se obter uma malha com precisão satisfatória. É apresentado um fluxograma para orientar a aplicação do método desenvolvido no processo de Design bem como um quadro-resumo contendo diretrizes para esta aplicação. O método desenvolvido obteve 97,96% de compatibilidade nos resultados das variáveis mensuradas em relação ao método direto. Estes resultados foram obtidos com um tempo de exposição do indivíduo de apenas 3 minutos e 28 segundos, muito inferior ao tempo necessário no método direto, que foi de 1 hora e 12 minutos, o que demonstra uma das principais contribuições do método proposto.pt_BR
dc.description.abstractThe aim is to develop a method for obtaining anthropometric parameters using a low cost three-dimensional digitizer. The research methodology is divided in five steps: literature review; collection and analysis of anthropometric data using the direct method and also the development of the indirect method for obtaining anthropometric measurements; comparison and data analysis; discussion of results and the completion of the research. The digitization process developed it is based on Microsoft Kinect, a low-cost device, and also on the software kscan3D. For the anthropometric collection from the three-dimensional model is used Autodesk 3D Studio Max. This research presents requirements and constraints for generate the three-dimensional model in order to obtain a mesh with satisfactory precision. It is presented a flowchart to guide the implementation of the developed method in the design process as well as a summary table containing guidelines for this application. The developed method achieved 97.96% of compatibility considering the results of the measured variables in relation to the direct method. These results were obtained with an exposure time of the individual of only 3 minutes and 28 seconds, which is less than the time required in the direct method – 1 hour and 12 minutes. This demonstrates one major contribution of the developed method.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 11 (2016), p. 53-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subject3D scanningen
dc.subjectDigitalização tridimensionalpt_BR
dc.subjectAnthropometric data, product designen
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.subjectProduct designen
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectModelagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectKinecten
dc.subjectLow-costen
dc.titleMétodo para obtenção de medidas antropométricas utilizando um digitalizador 3D de baixo custopt_BR
dc.title.alternativeMethod for obtaining anthropometric measurements using a low cost 3D scanner en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009802pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples