Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Pedro Barbosapt_BR
dc.contributor.authorBlanco, Frederico Scheinpflugpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-19T02:29:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151011pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo experimental em um motor AP 1.6, sendo alimentado com álcool etílico hidratado combustível e análise comparativa das mudanças de desempenho com a adição de gás hidrogênio enriquecido com oxigênio na mistura, como combustível auxiliar, sem alterações na configuração do motor. É importante que sejam estudadas as interações entre as diversas alternativas frente à combustíveis fósseis presentes no mercado de mobilidade e um dos fatores atrativos é que para a utilização do gás HHO não é preciso realizar mudanças na configuração no motor. Os resultados obtidos estão em concordância com a literatura investigada, apresentando sutil melhora no desempenho geral do motor e consequente diminuição da emissão de poluentes. Houve um aumento médio de 2% na potência líquida efetiva e uma redução de 2,5% do consumo específico de combustível. A emissão de poluentes sofreu redução de 15% em termos de monóxido de carbono e 11,5% em termos de hidrocarbonetos.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an experimental study in a AP engine 1.6, being fed with hydrous ethanol fuel and comparative analysic of the changes in performance with the addition of oxygen enriched hydrogen gás in the mixture, as auxiliary fuel, without changes in the Engine configuration. It is important to study the interactions between the several alternatives to fossil fuels present in the mobility Market, and one of the attractive factors is that for the use of HHO gas it is not necessary to make changes in the configuration in the engine. The results obtained are in agreement with the investigated literature, showing a subtle improvement in the overall performance of the engine and consequent decrease of pollutants emissions. There was an average increase of 2% in net effective power and a reduction of 2.5% in specific fuel consumption. The emission of pollutants was reduced by 15% in terms of carbon monoxide and 11.5% in terms of hydrocarbons.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHydrogenen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectInternal combustion enginesen
dc.subjectHydrous ethanol fuelen
dc.subjectPollutant emissionen
dc.titleAnálise experimental de desempenho de um motor AP comum utilizando álcool etílico hidratado combustível e gás hidrogênio enriquecido com oxigênio como combustível auxiliarpt_BR
dc.title.alternativeExperimental performance analysis of a common ap engine using hydrous ethanol fuel and oxygen enriched hydrogen gas as auxiliary fuel en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples