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dc.contributor.authorGuizzo, Bianca Salazarpt_BR
dc.contributor.authorFelipe, Janept_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T02:19:41Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-4311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149251pt_BR
dc.description.abstractA partir das contribuições dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, os propósitos principais deste trabalho são: 1) apresentar algumas políticas públicas que mencionam as questões de gênero e sexualidade; 2) discutir aspectos que têm dificultado a inserção dessas questões nas escolas. Os resultados apontaram que tem havido um incremento de documentos que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Porém, alguns deles não chegam a ser postos em prática, em virtude da resistência de setores conservadores. Apesar disso, tem ocorrido um esforço para contemplar tais questões no currículo, embora ainda sejam apontadas algumas dificuldades que se vinculam à falta de formação docente e à resistência das famílias em permitir o trabalho com tais temáticas.pt_BR
dc.description.abstractBased onthe contributions of Gender Studies and Cultural Studies, the main purposes of this work are: 1) to present some public policies that mention gender and sexuality issues; 2) to discuss aspects that have hindered the inclusion of these issues in schools. The results showed that there has been an increase of documents that make gender and sexuality visible. However, some of them fail to be implemented, due to resistance of conservative groups. Nevertheless , there has been an effort to contemplate these issues in the curriculum, in spite of difficulties linked to the lack of teacher training as well as to family resistance to pedagogical work with such issues.en
dc.description.abstractA partir de las contribuciones de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, los principales objetivos de este trabajo son: 1) presentar algunas políticas públicas que mencionan las cuestiones de género y la sexualidad ; 2 ) examinar las cuestiones que han impedido la inclusión de estos temas en las escuelas . Los resultados mostraron que ha habido un aumento de documentos que dan visibilidad a las cuestiones de género y sexualidad . Pero algunos de ellos no llegan a ser usados y trabajados en las escuelas, debido a la resistencia de los sectores conservadores. Ha habido un esfuerzo por contemplar estas cuestiones en los planes de estudios. Sin embargo se identifican algunas dificultades que están vinculados a la falta de formación del profesorado y la resistencia de las familias para permitir el trabajo con las cuestiones de género y sexualidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 41, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 75-490pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectGéneroes
dc.subjectSexualidades
dc.subjectEducaciónes
dc.titleGênero e sexualidade em políticas contemporâneas : entrelaces com a educaçãopt_BR
dc.title.alternativeGender and sexualityin contemporary policies : interlinks with educationen
dc.title.alternativeGénero y sexualidad en las políticas contemporáneas : articulaciones con el campo de la educaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003982pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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