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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Nikolas Cramerpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:14:34Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148539pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado com a pretensão de identificar quais são os principais aspectos considerados na avaliação de investidores para decisão de investimento frente uma startup. Com o aumento significativo do número de startups no Brasil nos últimos anos, a demanda por recursos direcionados para o desenvolvimento dessas empresas acompanha essa tendência e também se torna crescente. A fim de atingir os objetivos definidos, foi realizada tanto uma pesquisa qualitativa como quantitativa. Na primeira, foi entrevistado um representante de uma aceleradora de porte expressivo no cenário nacional diretamente ligado a seleção de investimento, enquanto na pesquisa qualitativa, um questionário online foi respondido por vinte e duas pessoas ligadas a fundos de investimento anjo, aceleradoras e venture capital. Os resultados das pesquisas nos revelam que a credibilidade da equipe e do empreendedor, bem como uma perspectiva de retorno elevado e o grau de inovação do projeto são diferenciais que possuem maior relevância no processo de decisão de investimento. Em contra partida, foi constatado que o instinto, a opinião de outros investidores, localidade na qual o empreendimento se encontra e a preocupação de manter uma carteira diversificada em vários setores da economia possuem um poder de influencia menor nos investidores analisados nas pesquisas. Sendo assim, este trabalho busca promover o crescimento do número de investidores, do valor investido e da quantidade de empreendedores no país através do aumento do nível de conhecimento sobre o tema por parte de todos os envolvidos nas operações de crédito.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to identify what main aspects are considered by investors in the evaluation of front-end investment decisions of startups. As the number of startups in Brazil significantly increased in recent years, the demand for resources directed to the development of these startups followed this trend and also increased. In order to achieve the objective of this work, both qualitative and quantitative research was conducted. For the former,a representative of a large accelerator on the national level directly linked to investment selections was interviewed, and for the latter, a total of twenty-two investors, from angel funds, accelerators, and venture capital companies, completed an online survey. The results of the research determined that the credibility of the team and entrepreneur, as well as a high return perspective and project innovation, are the factors that have the greatest relevance in the investment decision process.In contrast, the research revealed that the opinion of other investors, instinct, locality of the project, and the desire to maintain a diversified portfolio have less of an influence on investors. Thus, this work seeks to promote the growth of the number of investors, the amount of capital invested, and the number of entrepreneurs in the country by increasing the level of knowledge on front-end investment decisions of startups by all those involved in credit operations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectFinancingen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectStarupsen
dc.subjectAcceleratoren
dc.subjectAngel fundsen
dc.subjectVenture capitalen
dc.titleElementos da tomada de decisão de investimento em uma startuppt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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