Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Coser Filho, Marcelo Salvador | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-12-17T04:12:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/14828 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this dissertation we present a proposal to study Financial Math in High School, using spreadsheets to solve some of the main problems inherents to certain financial process via recursion, such as the planning of a private welfare and payment by instalments, among others. The main target is to fill a gap concerning the existence of textbooks in the teaching level approached, which was possible to verify from the analysis of various textbooks. In addition to the proposal and the textbooks analysis, this dissertation contains an analysis of the work sessions in class with High School students, using the presented textbook, as well as a detailed explanation of the recursive method proposed. We hope that this textbook can be used for teachers interested in study the theme with their students, without previous knowledge from the subject and/or without extra orientations about the method. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Financial mathematics | en |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Spreadsheets | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000668627 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)Ensino de Matemática (205)