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dc.contributor.advisorCastro, Mauro Silveira dept_BR
dc.contributor.authorLuna Leite, Márcia dos Angelespt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148277pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Esta tese possui o objetivo primário de avaliar os impactos de um curso de aperfeiçoamento baseado no desenvolvimento de competências para atuação do farmacêutico na Atenção Primária em Saúde do sistema público de saúde brasileiro. Os objetivos secundários do estudo são delimitar os fatores que influenciam a mudança nas práticas nos serviços farmacêuticos e avaliar o grau de implementação dos objetivos pedagógicos do curso nas práticas relatadas pelos egressos. Métodos: Este estudo de caso apresenta o conjunto de estratégias utilizados na avaliação de impactos do curso anos após seu término. A pesquisa avaliativa foi planejada utilizando o método do modelo lógico de avaliação. As etapas da pesquisa envolveram análise documental; oficina de avaliação na qual foi aplicada a técnica do grupo nominal e entrevistas semiestruturadas aplicadas pelo telefone. Os resultados foram analisados utilizando abordagens qualitativa e quantitativa para compreensão dos fatores comuns aos processos de mudança observados. Resultados: Um perfil de atividades do farmacêutico foi construído considerando as experiências dos profissionais e as expectativas de aprendizagem na época do curso. A oficina de avaliação produziu o consenso sobre os fatores que influenciam as mudanças na perspectiva de um grupo de egressos. Também foram estudadas as contribuições do curso para a vida profissional e as necessidades de formação dos farmacêuticos. Os fatores que influenciam a mudança estudados tanto no coletivo quanto no individual foram agrupados em quatro dimensões de análise dos fatores de contexto que influenciam a mudança. A interação do farmacêutico no trabalho em equipe multiprofissional e a relação com o gestor aparecem como fatores relevantes para o farmacêutico promover mudanças em seu modo de produzir trabalho em saúde. Conclusão: Ao final do estudo verificamos que o curso produziu efeitos na implementação de novos serviços, na mudança das práticas e na visão dos farmacêuticos sobre a atuação no âmbito da Atenção Primária. Ainda se deve avançar muito na problematização dos processos de trabalho em que o farmacêutico está inserido. As estratégias de coleta, sistematização e análise dos resultados atenderam aos objetivos propostos pela pesquisa e as perspectivas investigadas contribuíram para ampliar a visão sobre os impactos do programa educacional.pt_BR
dc.description.abstractObjective: This thesis has the primary objective of evaluating the impact of an improvement course based on developing competencies for the pharmacists that works in primary health care in the public system of Brazilian health. Secondary objectives of the study are to define the factors influencing the change in practices in pharmaceutical services and assess the degree of implementation of the pedagogical objectives of the course in the practices reported by graduates. Methods: This case study presents the set of strategies used in the impact assessment of the course years after its completion. The evaluative research was designed using the method of logical model of evaluation. The research steps involved document analysis; workshop in which it was applied the Nominal Group Technique and semi-structured interviews applied by the phone. The results were analyzed using both qualitative and quantitative approaches to understanding the factors common to those observed change processes. Results: A pharmaceutical activity profile was built considering the experiences of professionals and learning expectations at the time of the course. The workshop produced consensus on the factors that influence changes in the perspective of a group of graduates. Ongoing contributions to the work and the training needs of pharmacists were also studied. Factors influencing the change studied both the collective and the individual were grouped into four dimensions of analysis of the context of factors that influence change. The interaction between the pharmacist at work in multidisciplinary team and the relationship with the manager appear as relevant factors for the pharmacist promote changes in the way of producing health work. Conclusion: At the end of the study we found that the course was effective in implementing new services, changing practices and vision of pharmacists about acting within the scope of Primary Care. Still should go a long way questioning the work processes in which the pharmacist is inserted. The collection strategies, organization and analysis of the results met the objectives proposed by the research and the outlook investigated contributed to broader view of the impact of educational program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectProgram evaluationen
dc.subjectFarmacologiapt_BR
dc.subjectPharmacy continuing educationen
dc.subjectFormação profissional : Farmacêuticopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleAvaliação de impactos em curso de aperfeiçoamento para farmacêuticos da atenção primária em saúdept_BR
dc.title.alternativeImpact assessment of a course for improvement of pharmaceutical primary care en
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCarneiro, Mára Lúcia Fernandespt_BR
dc.identifier.nrb001001011pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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