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dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Eva Luciana Feijópt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148274pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo investigar como acontece o processo de transformação/potencialização da própria formação da licencianda/pesquisadora a partir da experiência estética da matemática com a Realidade Aumentada, quando se usa atividades elaboradas utilizando o conteúdo matemático funções de duas variáveis reais. Assim, investigamos o processo de realização de atividades com Tecnologias Digitais (TD) desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, formado pelo orientador desse estudo e outros dois licenciandos, mas, tendo nesse trabalho a licencianda/pesquisadora como sujeito principal (NUNES, 2011). Logo, o processo de pesquisa a softwares que possibilitem o uso da Realidade Aumentada, a busca por referenciais que contemplassem a experiência estética em termos cognitivos e formativos, a descrição e a análise das resoluções de atividades elaboradas pelo grupo de pesquisa foram ações necessárias, para que se pudesse criar uma outra atividade como parte integrante do processo formativo. Assim, a pesquisa ocorreu em três fases: na primeira realizamos a pesquisa, leitura e catalogação do referencial teórico; na segunda realizamos a pesquisa das potencialidades do software Blender utilizado para criação dos objetos virtuais; e, na terceira foram resolvidas as atividades propostas pelos colegas do grupo de pesquisa e análise dos dados produzidos. A metodologia esteve ancorada no paradigma qualitativo devido ao caráter investigativo dessa pesquisa, em termos de processo formativo. Os dados, então, foram analisados sob a perspectiva da Realidade Aumentada, a luz da teoria da Cognição Corporificada; da Experiência Estética; da Cyberformação na perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD. As atividades realizadas demonstraram uma diferença na percepção estética da matemática oferecida pela Realidade Aumentada devido à visualização de formas/objetos e interação com eles, utilizando o corpo em com-junto com o smartphone ou tablet, o que também possibilitou a abertura de horizontes pedagógicos em termos de design de atividades-com-TD, além de desencadear o processo de produção do conhecimento matemático em sintonia com o mundo, ou seja, com as próprias TD como meio de conexão entre realidade virtual e mundana (RA). Assim, os resultados dessa pesquisa abrem perspectivas para acreditar que a experiência estética da matemática seja transformadora e potencializadora da formação docente ao se desenvolver atividades que exijam a percepção da matemática na Realidade Aumentada.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how does the process of transformation/enhancement of the very formation of licencianda/researcher from the aesthetic experience of mathematics with Augmented Reality, when using elaborate activities using mathematical content functions of two real variables. Thus, we investigated the process of conducting activities with Digital Technologies (DT) developed by the research group, formed by the supervisor of the study and two undergraduates, but having this job licencianda/researcher as a main subject (NUNES, 2011). Thus, the process of research the software to enable the use of Augmented Reality, the search for references that addressed the aesthetic experience in cognitive and formative terms, the description and analysis of the resolutions of activities developed by the research group were necessary actions to that could create another activity as part of the training process. Thus, the research took place in three phases: the first conducted the research, reading and cataloging the theoretical framework; the second done research the potential of Blender software used to create the virtual objects; and the third proposed activities were resolved by colleagues of the research group and analysis of the data produced. The methodology was anchored in the qualitative paradigm because the investigative nature of this research, in terms of the training process. The data were then analyzed from the perspective of Augmented Reality, the light of the theory of Embodied Cognition; Experience Aesthetics; Cyberformação from the perspective of being with, think with and know-how-to- TD. The activities showed a difference in the aesthetic perception of mathematics offered by Augmented Reality due to viewing shapes / objects and interact with them using the body with together with your smartphone or tablet, which also allowed the opening of pedagogical horizons terms of activities with TD-design, as well as trigger the mathematical knowledge production process in tune with the world, that is, with their own TD as a means of connection between virtual and mundane reality (AR). Thus, the results of this research open perspectives to believe that the mathematics of aesthetic experience is transformative and potentiator of teacher training to develop activities that require the perception of mathematics in Augmented Reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTwo real variables functionsen
dc.subjectFuncoes variacionaispt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.subjectEmbodied cognitionen
dc.titleA experiência estética da matemática com a realidade aumentada : contribuições para a formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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