Análises de situações éticas
dc.contributor.author | Warmling, Cristine Maria | |
dc.contributor.author | Reis, Roberta Alvarenga | |
dc.contributor.other | Amorim, Daniela Roseli de | |
dc.contributor.other | Wagner, Fernanda Costa | |
dc.contributor.other | Fritsch, Gustavo Orlandini | |
dc.contributor.other | Jorge, Matheus Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T16:05:38Z | |
dc.date.available | 2016-08-08T16:05:38Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/144287 | |
dc.description.abstract | Esse objeto virtual de aprendizagem propõe exercícios analíticos e de tomadas de decisões em situações das práticas de saúde a partir de conteúdos da ética e do campo da bioética. Justifica-se por proporcionar a problematização da ética contemporânea envolvendo as políticas e práticas profissionais no campo da saúde. As exigências das fronteiras do humano hoje pressupõem um humanismo no sentido da solidariedade e da tolerância e não das formas humanas piedosas de cuidar dos outros (Lancetti,2009). Promove um agir em competência que pretende superar práticas e políticas reducionistas ou que se atenham apenas aos aspectos tecnocientíficos em detrimento ao desenvolvimento do vínculo com o usuário. Vínculo entendido aqui como uma capacidade empática, afetiva e de respeito ao outro e principalmente como um direito do outro na perspectiva da condição humana descrita em Arendt (2007). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/zip | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.requires | Para acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho. | pt_BR |
dc.relation.uri | https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/analise/index.html | pt_BR |
dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | pt_BR |
dc.subject | Bioética | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Humanização da assistência | pt_BR |
dc.title | Análises de situações éticas | pt_BR |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da saúde | pt_BR |
dc.audience.age | 18 - 24 | pt_BR |
dc.audience.age | 24 - 35 | pt_BR |
dc.audience.age | 35 - 60 | pt_BR |
dc.audience.age | Acima de 60 | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Pós-Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Continuada ou Extensão | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Treinamento ou Capacitação | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Aluno | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Professor | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Tutor/Monitor | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Outro | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Este recurso foi feito com o HTML 5 e CSS 3. Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla. | pt_BR |
dc.description.learningType | Site | pt_BR |
dc.description.usage | O objeto disponibiliza conteúdos de hipermídia que incentivam a autonomia do sujeito, possibilitando a construção do conhecimento pelo usuário. A sua organização em forma de situações reais das políticas e práticas pertinentes ao campo da saúde propicia a vivência e exploração dos conteúdos abordados através de sua aplicação prática. Este objeto pode ser utilizado em aulas presenciais ou ainda integrado a diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, conforme as intenções pedagógicas de cada professor. “O hipertexto explora a complexidade em face a uma organização retórica e a um ordenamento material do saber e dos discursos. É um sistema mais fluido, mais aberto e mais dinâmico" (Clémentf, 2011). Kristeva (apud Clémentfs,2011) nos diz que o “intertexto” exige do leitor a mobilização da bagagem cultural e pretende levar, no caso de uma leitura acadêmica, a níveis de uma verdadeira hermenêutica. O uso do hipertexto na área do ensino da ética e da bioética é uma forma instrumental contemporânea de trazer sentido e legitimar a ética da mutualidade e “encontrar a cada momento o equilíbrio máximo entre o rigor teórico e a disponibilidade responsável do conceito” (Souza, 2004) | pt_BR |
dc.type.aggregationLevel | Agregação de nível 1 | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Médio | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Recursos Educacionais (404)Ciências da Saúde (111)