Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCastro, Rodrigo Caprio Leite dept_BR
dc.contributor.authorDiercks, Margarita Silvapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Felipept_BR
dc.contributor.authorGyrão, Neypt_BR
dc.contributor.authorPekelman, Renatapt_BR
dc.contributor.authorUmpierre, Roberto Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-07-20T02:18:27Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1809-5909pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143705pt_BR
dc.description.abstractA Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, baseando-se nas resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica, recomenda que os Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) dediquem de 10% a 20% de sua carga horária ao desenvolvimento de atividades teóricas. Destaca ainda que, para a elaboração do processo pedagógico dessas atividades, deve ser considerada a forma de aprendizado dos adultos, que é produzida com base nos problemas enfrentados no dia a dia. O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (PRMMFC do SSC/GHC) tem por objetivo formar médicos para a Atenção Primária à Saúde, qualificados e resolutivos, com uma prática integradora e continuada, em equipe multidisciplinar, inserida nas comunidades sob seus cuidados. O presente artigo apresenta o Programa Teórico de Núcleo (PTN) do PRMMFC do SSC/GHC, que é a parte do Programa Teórico desta residência responsável pela formação dos aspectos específicos da Medicina de Família e Comunidade. Este relato tem como objetivo contribuir com a práxis metodológica das atividades teóricas dos PRMMFC no Brasil. São apresentados, inicialmente, o Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, o PRMMFC do SSC/GHC e o Programa Teórico do PRMMFC do SSC/GHC. Em seguida, o PTN é relatado por meio dos seus quatro elementos constituintes: o eixo norteador, os eixos temáticos e os seus respectivos conteúdos, o processo pedagógico e a avaliação.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Society of Family and Community Medicine, based on resolutions of the National Commission of Medical Residency, recommends that Family and Community Medicine Medical Residency Programs (FCMMRP) dedicate between 10% and 20% of their workload to didactics. It also highlights that, when designing the pedagogical process of these activities, adult learning must be considered, which occurs on the basis of the daily problems faced by them. The objective of the Family and Community Medicine Medical Residency Program of the Community Health Service of the Grupo Hospitalar Conceição (FCMMRP of CHS/GHC) is to form qualified and problem-solving physicians for Primary Health Care, with an integrative and continued practice, in multidisciplinary teams, inserted within the communities under their care. This paper introduces the Theoretical Core Program (TCP) of the FCMMRP of CHS/GHC, which is the section of the Didactics Program responsible, in this residency, for training in the aspects that are specific to Family and Community Medicine. This report aims to contribute with the methodological praxis of the didactic activities of the FCMMRP in Brazil. First the article introduces the Community Health Service of the Grupo Hospitalar Conceição, its Family and Community Medicine Medical Residency Program and the didactics component of this program. Next, the TCP is presented by means of its four constituent elements: guiding axis; thematic axis and its respective contents; pedagogical process; and evaluation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de medicina de família e comunidade. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 33 (2014), p. 375-383pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectMedicina de família e comunidadept_BR
dc.subjectFamily practiceen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducation, medicalen
dc.titleO programa teórico da residência em medicina de família e comunidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000997704pt_BR
dc.description.originTeleducaçãopt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples