Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012
dc.contributor.author | Araujo, Leonardo Augusto Luvison | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T02:07:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-5104 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/140106 | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Studies have identified obstacles to the development of evolutionary thought, suggesting that a large proportion of students have ideas about biological evolution that are different from those established by science. This study evaluates the contribution of high school Biology textbooks to the development of the evolutionary thought. We analyzed Biology textbooks approved by the 2012 National Textbook Program for High School Education, evaluating the concepts of natural selection, population variation and adaptation. Although research in Biology Teaching suggests that the learning of these concepts can be influenced by alternative conceptions of students, textbooks seem to ignore the processes of knowledge construction and the obstacles faced by students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 3 (2015), p. 581-596 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Biological evolution teaching | en |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Biology textbook | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Epistemological obstacles | en |
dc.title | Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 | pt_BR |
dc.title.alternative | Obstacles to understanding evolutionary thought : analysis of high school biology textbooks approved by PNLD 2012 | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982428 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39673)Ciências Humanas (6831)