Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDisconzi, Romanitapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo Bueno Ramos dept_BR
dc.date.accessioned2008-09-23T04:13:59Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13953pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação compõe-se substancialmente de duas partes. Uma, as pinturas em técnica mista, incorporam arbitrariamente tanto elementos figurativos-representativos, quanto procedimentos da pintura informal, resultando em insólitas combinações onde a imagem final é fragmentada. A outra, o texto reflexivo, tem como objeto encontrar e compreender sua iconografia, suas técnicas, procedimentos, referenciais históricos e teóricos em artistas, críticos e teóricos da arte, enfim, resgatar uma ordem interna dentro do resultado de um trabalho que se pauta, não restritamente, mas em grande parte, pela intuição. A reflexão buscou nas seguintes balizas seus subsídios: o retrato, o grotesco, pinturas informal e matérica, o sgraffito e a grattage, a collage e a montagem, a noção de schemata (E. Gombrich), a destruição (De Mèredieu), a poética do fragmento e a citação distópica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is composed substancially of two parts. The first deals with mixed technic wich arbitrarily embody figurative-representative elements as well as informal painting proceedings, wich result in insolit combinations where the final image are fragmented. In the second part the objectiv of the reflexive text is to find and to comprehend its iconography, its technics, proceedings, historical and theoretical references in artists, critics and theoreticians of art, in short, recover na internal order in the result of a work that is regulated, not restrictedly, but in a great part, by intuition. The reflexion searches for its elements within the following boundaries: the portrait, the grotesque, informal and material (matérica) painting, the sgraffito and grattage, the collage and montage, the notion of schemata, the destruction, the poetic of fragment and the distopic quotation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPintura contemporânea : Brasilpt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectPintura : Fragmentos : Imagináriopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPoeticas visuaispt_BR
dc.subjectPintura : Psicologiapt_BR
dc.subjectPintura figurativa : Brasilpt_BR
dc.titleAparições : fragmentos de um imagináriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000658631pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples