Aparições : fragmentos de um imaginário
dc.contributor.advisor | Disconzi, Romanita | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Rodrigo Bueno Ramos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-09-23T04:13:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1997 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/13953 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação compõe-se substancialmente de duas partes. Uma, as pinturas em técnica mista, incorporam arbitrariamente tanto elementos figurativos-representativos, quanto procedimentos da pintura informal, resultando em insólitas combinações onde a imagem final é fragmentada. A outra, o texto reflexivo, tem como objeto encontrar e compreender sua iconografia, suas técnicas, procedimentos, referenciais históricos e teóricos em artistas, críticos e teóricos da arte, enfim, resgatar uma ordem interna dentro do resultado de um trabalho que se pauta, não restritamente, mas em grande parte, pela intuição. A reflexão buscou nas seguintes balizas seus subsídios: o retrato, o grotesco, pinturas informal e matérica, o sgraffito e a grattage, a collage e a montagem, a noção de schemata (E. Gombrich), a destruição (De Mèredieu), a poética do fragmento e a citação distópica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is composed substancially of two parts. The first deals with mixed technic wich arbitrarily embody figurative-representative elements as well as informal painting proceedings, wich result in insolit combinations where the final image are fragmented. In the second part the objectiv of the reflexive text is to find and to comprehend its iconography, its technics, proceedings, historical and theoretical references in artists, critics and theoreticians of art, in short, recover na internal order in the result of a work that is regulated, not restrictedly, but in a great part, by intuition. The reflexion searches for its elements within the following boundaries: the portrait, the grotesque, informal and material (matérica) painting, the sgraffito and grattage, the collage and montage, the notion of schemata, the destruction, the poetic of fragment and the distopic quotation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pintura contemporânea : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | Pintura : Fragmentos : Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Poeticas visuais | pt_BR |
dc.subject | Pintura : Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Pintura figurativa : Brasil | pt_BR |
dc.title | Aparições : fragmentos de um imaginário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000658631 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1997 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2880)Artes Visuais (473)