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dc.contributor.advisorSilva, Felipe Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorHickmann, Gabriel Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-20T02:07:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139290pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho propõe uma leitura da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, para a qual a obra referida pode ser entendida como tendo parte na história da emergência do primado da “diferença” em filosofia. A filosofia da diferença se caracteriza por tratar a identidade como mero efeito colateral da diferença, por oposição ao que fazia o “modelo da recognição”, para o qual, em uma linha que se estende do pensamento arcaico até o nosso século – tendo talvez Kant como seu principal articulador -, todo conhecimento que não se articulasse com os demais de modo a formar um sistema baseado em princípios universais não teria valor para o filósofo, geralmente entendido como um mediador entre as diferentes disciplinas que deveria estabelecer a base dessas através de um processo eminentemente reflexivo. Veremos que a Dialética do Esclarecimento, apesar de diagnosticar de mitológica a essência do modelo da recognição, ao propor uma alternativa acaba se deixando guiar pela mesma ideia que criticava: a de uma negação do tempo como força criadora.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDialética do esclarecimentopt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor Wiesengrund, 1903-1969. Dialética do esclarecimento : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHorkheimer, Max, 1895-1973pt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.titleO " modelo da recognição" em Filosofia apartir da dialética do esclarecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989478pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationFilosofia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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