Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRaizer, Leandropt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Patrick Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-20T02:07:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139279pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata a experiência vivenciada na utilização de um espaço de trabalho no PBworks como ferramenta tecnológica no ensino de Sociologia em duas turmas do ensino médio regular na escola estadual Francisco Vieira de Caldas Júnior. O objetivo principal foi o de investigar, utilizando a metodologia de estudo de caso, a viabilidade do seu uso nas aulas da disciplina na instituição. Além disso, buscou-se situar esse espaço como um complemento às aulas presenciais da disciplina, ao oferecer maior tempo e espaço à compreensão e debates sobre os conteúdos nelas ministrados. Com o benefício de oferecer aos estudantes, depois de um cadastro prévio junto ao professor, o livre acesso e consulta, a qualquer momento através de dispositivos usados na interação do estudante com a interface do local de trabalho no PBworks via acesso à rede mundial de computadores. Após as primeiras aulas com o espaço de trabalho da disciplina, os estudantes, reunidos em grupos, constituíram seus próprios espaços para a avaliação final do semestre, na tarefa de incentivá-los a serem os percussores nos seus processos de ensino e aprendizagem. As turmas envolvidas e o professor estagiário ponderaram sobre o uso do espaço de trabalho com a disciplina e perceberam a viabilidade do uso do PBworks como ferramenta complementar às aulas presenciais, que exige um planejamento antecipado e o máximo aproveitamento possível dos recursos tecnológicos a disposição do ensino de Sociologia.pt_BR
dc.description.abstractThe present work report the experience of the use of a workspace in PBworks as a technological tool in the sociology of education in two classes of the regular high school in the state school Francisco Antônio Vieira de Caldas Junior. The main objective was to investigate, using the case study methodology, the feasibility of its use in the classroom discipline in the institution. In addition, it sought to situate this space as a complement to face-to discipline, to provide more time and space to understand and debates about the contents taught in them. With the benefit of offering students, after prior registration with the teacher, free access and consultation at any time through devices used at the student's interaction with the Workplace interface in PBworks via access to the World Wide Web. After the first lessons with the workspace of the course, students gathered in groups, they formed their own spaces for the final evaluation of the semester, the task of encouraging them to be the precursors in their teaching and learning processes. The classes involved and the trainee teacher pondered the use of the workspace with discipline and realized the viability of PBworks use as a complementary tool to regular classes, which requires advance planning and the maximum possible use of technological resources at the disposal of education Sociology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCooperative worken
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPBworksen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e tecnologiapt_BR
dc.titleO uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989319pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples