Educação e promoção da saúde no pré-natal
dc.contributor.advisor | Moretto, Virgínia Leismann | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Viviane Paz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-12T02:06:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/135527 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação em saúde visa proporcionar ao indivíduo, maior autonomia e participação na assistência que lhe é oferecida, capacitando-o e incentivando-o para o auto-cuidado, em prol de uma saúde coletiva de qualidade e construtivista. Este estudo tem como objetivo identificar na literatura qual a produção de estudos sobre promoção e educação da saúde durante a atenção pré-natal. Trata-se de uma revisão integrativa (RI) de pesquisa. A amostra foi constituída por 37 artigos, extraídos no sítio da BIREME e indexados nas bases de dados LILACS, LILACS Express, BDEnf, MEDLINE, IBECS e INDEX Psicologia, no período de 2010 a 2015. No cruzamento dos descritores se obteve 202 resumos publicados entre os anos de 2010 e 2015. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 37 artigos dentro do que se refere ao que existe disponível na literatura sobre educação e promoção da saúde no pré-natal. Com isso, foi possível realizar a síntese e comparação das publicações onde os autores definiram diferentes objetivos a serem alcançados dentro da temática educação e promoção da saúde no pré-natal. Dos 37 artigos analisados, oito tinham como objetivo principal à amamentação, sete abordavam o conhecimento deficiente das gestantes e puérperas e a assistência inadequada prestada pelos profissionais de saúde, cinco mostravam as diferentes dinâmicas adotadas como estratégia para a construção do conhecimento, quatro trabalhavam a questão de preparação para o parto, três discutiam a importância do vínculo e os problemas gerados pela falta dele, dois enfatizavam a questão nutricional, outros dois contemplavam a saúde bucal como grande importância a ser considerada no pré-natal. DST, sexualidade, métodos contraceptivos, higiene perineal, gestação de alto risco e participação da família em todo o processo que compreende o ciclo gravídico, totalizou apenas um artigo para cada um destes temas mencionados. Por meio da análise, foi possível avaliar que a maior parte dos estudos encontrados nesta RI abordam muito mais problemas relacionados a falta ou inadequação da promoção e educação em saúde no pré-natal do que a resultados satisfatórios. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gravidez | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Assistência à saúde | pt_BR |
dc.subject | Cuidado pré-natal | pt_BR |
dc.title | Educação e promoção da saúde no pré-natal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000987931 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Enfermagem (1125)