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dc.contributor.advisorBraga, Reginaldo Gilpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Pedro Fernando Acosta dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:41Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135442pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva compreender através da etnografia da música os processos e os procedimentos estéticos e sonoro-musicais, envolvidos nas musicalidades Funk na comunidade do Campo da Tuca, zona leste de Porto Alegre. Para tal, analiso a partir de trajetórias individuais e coletivas as representações e interações dos colaboradores e suas percepções sobre o Baile Funk e a comunidade. Busco também através da análise de páginas do Facebook, vídeos do YouTube, reportagens de jornais e entrevistas com funkeiros de diferentes gerações, bem como a observação participante entender como a produção musical Funk compõe uma rede de pessoas de diferentes capitais no fortalecimento e na circulação do cenário nacional e local de Funk. Os dados apontam para quase quatro décadas de bailes de música negra na cidade. O trabalho de campo desenvolveu-se entre julho de 2014 e dezembro de 2015. Baseio-me nas noções de espaço banal (Milton Santos), diáspora (Stuart Hall), evento musical (Anthony Seeger) e quilombismo (Abdias Nascimento).pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand, through music ethnography, the aesthetic and sound-musical processes and procedures involved in the Funk musicality at Campo da Tuca, east zone of Porto Alegre. In order to reach this goal, I analyze, through individual and collective trajectories, the representations and interactions presented by collaborators and their perceptions on the “Baile Funk” and the community. I also try to understand, through the analysis of Facebook pages, YouTube videos, newspaper articles, interviews with “funkeiros” from different generations and participant observation, how Funk music production creates a network of people from different cultural capitals that contribute to the strengthening and to the circulation of the national and local Funk scenes. The data shows nearly four decades of black music parties in the city. The fieldwork was developed between July 2014 and December 2015. I base myself on the notions of banal space (Milton Santos), Diaspora (Stuart Hall), musical event (Anthony Seeger) and quilombismo (Abdias Nascimento).en
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectEtnomusicologia : Porto Alegrept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleBailes, festas, reuniões dançantes, trampos, montagens e patifagens : uma etnografia musical no Campo da Tuca, “a capital do Funk no Sul do país”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989105pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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