Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Grasiane Hüllenpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-02T02:06:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134834pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda o Serviço de Referência e Informação Presencial como também os oito passos no processo de referência. O Serviço de Referência Presencial é entendido como um lugar, ou espaço, onde os usuários são recepcionados geralmente pelo Bibliotecário, este lhes presta as devidas informações sobre determinado problema ou assunto. Apresenta o que é a biblioteca pública, os usuários idosos e exemplos de ações nas bibliotecas voltadas para este público. Discorre também como este serviço é entendido pelos usuários idosos da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de seis idosos. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder à pergunta de investigação ao se constatar como é o uso do Serviço de Referência e Informação Presencial na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães pelos usuários idosos para o atendimento a suas necessidades de informação.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the Reference Service and Presential Information as well as the eight steps in the referral process. The Face Reference Service is understood as a place or space where the Librarian generally welcomes users, this provides them the necessary information about a particular problem or issue. It presents what is the public library, the elderly users and its growth over the years. Also discusses how the elderly members of the Municipal Public Library Josué Guimarães understand this service. The research is characterized as exploratory, qualitative approach. The technique used was the case study. As a tool for data collection, semi-structured interviews were made in, the Municipal Public Library Josué Guimarães, with the participation of six elderly. It presents the results obtained through interviews applied to the study subjects. The result made it possible to answer the question of research to be seen how the use of Classroom Reference and Information Services in the Municipal Public Library Joshua Guimarães by elderly users to meet their information needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectReference service and presential informationen
dc.subjectElderly usersen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectPublic libraryen
dc.titleServiço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarãespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987362pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples