Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBehar, Patricia Alejandra
dc.contributor.authorRosas, Fátima Weber
dc.contributor.authorMachado, Leticia Rocha
dc.contributor.authorTorrezzan, Cristina
dc.contributor.authorFerreira, Gislaine Rossetti Madureira
dc.contributor.authorPagliarini, Paola Löw
dc.contributor.authorLoss, Sibele Pedroso
dc.contributor.authorFonseca, Ana Luísa Cardoso
dc.contributor.otherSimões, Ana Lúcia Cezar
dc.contributor.otherLuz, Sabrina Emanuele de Almeida da
dc.date.accessioned2016-04-01T15:59:48Z
dc.date.available2016-04-01T15:59:48Z
dc.date.issued2015-07-01
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134798
dc.description.abstractO objeto de aprendizagem IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação tem como objetivo geral fornecer orientações sobre como construir um Instrumento Musical Digital (IMD) para a Educação. É voltado para alunos e professores do Ensino Básico que desejam construir um IMD para a produção de música.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.requiresPara acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS -Computador com conexão à internet; -Última versão do Adobe Flash Player; -Última versão do Java; -Última versão do Browser -Para melhor visualização do site, utilizar resolução mínima de 1280 x 720.pt_BR
dc.relation.urihttps://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/imde/pt_BR
dc.rightsRestricted Access (by-nc-nd)pt_BR
dc.subjectInstrumentos musicais digitaispt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectInterações sociaispt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleIMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educaçãopt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.audience.age10 - 14pt_BR
dc.audience.age14 - 18pt_BR
dc.audience.age18 - 24pt_BR
dc.audience.age24 - 35pt_BR
dc.audience.age35 - 60pt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Médiopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Profissionalpt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Pós-Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.audience.educationLevelTreinamento ou Capacitaçãopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleAlunopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleProfessorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleTutor/Monitorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleOutropt_BR
dc.description.installationRemarksPara editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.pt_BR
dc.description.learningTypeSitept_BR
dc.description.usageO objeto é formado por quatro módulos. O módulo “IMD - Instrumentos Musicais Digitais” tem por objetivo apresentar a definição de um IMD, bem como exemplos de instrumentos já existentes. Já o módulo “Programação em Scratch” trata sobre programação em Scratch, principalmente voltado para a música e o uso de arduino. No módulo “O instrumento musical digital (IMD) PENTATRONIX” apresenta o passo-a-passo de como construir um IMD cujo o funcionamento permite a emissão de sons sem contato físico com o instrumento. O módulo “Estratégias pedagógicas: o uso de um IMD de forma coletiva” é voltado especificamente para professores e tem por objetivo apresentar e discutir possíveis estratégias pedagógicas para o desenvolvimento e uso de um IMD de forma coletiva. Em cada um dos módulos são apresentados também referencial teórico, recursos produzidos pela equipe, materiais complementares, desafios em forma de atividades e um glossário com termos utilizados nos textos. Para uma boa utilização o objeto deve ser integrado a um ambiente virtual de aprendizagem, a fim de possibilitar uma melhor interação entre os seus usuários.pt_BR
dc.description.version1pt_BR
dc.type.aggregationLevelAgregação de nível 1pt_BR
dc.type.interactivityLevelAltopt_BR


   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples