Investigando propriedades dos ângulos com software de geometria dinâmica GeoGebra
dc.contributor.advisor | Rosa, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanchettin, Luciana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:08:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134479 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse estudo é apresentar a implementação e análise de uma experiência didático-matemática com o uso do software Geogebra, realizada com alunos de 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Esteio-RS, a qual evidenciou as propriedades de ângulos notáveis, para produzir argumentos dedutivos com a finalidade de demonstrar a propriedade da soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo. Assim, o experimento propôs a construção de conhecimentos de geometria a partir da exploração de imagens construídas pelos estudantes com o software de geometria dinâmica utilizado. Os resultados apresentam que os estudantes exploraram, identificaram e conjecturaram, além de validar propriedades das figuras geométricas e com estas produzir argumentos dedutivos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Investigando propriedades dos ângulos com software de geometria dinâmica GeoGebra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985903 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License