O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins
dc.contributor.advisor | Bisognin, Cleber | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Elizandra Jung Solano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:08:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134476 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra é considerado um dos campos conceituais mais importantes da Matemática. O uso do computador e de softwares possibilita a construção e análise de funções bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no processo educativo. Portanto, este trabalho objetivou analisar as possibilidades de uso de uma planilha eletrônica, o Excel, no desenvolvimento de atividades matemáticas relacionadas ao estudo de funções matemáticas. O aluno deverá ser capaz da leitura e da compreensão dos dados a serem organizados em tabelas e gráficos, a partir de dados coletados. Neste contexto, as atividades vêm ao encontro da demanda por um aluno crítico, capaz de analisar as informações provenientes de pesquisas que são encontradas na televisão, em jornais ou revistas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985780 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License