Classificação dos triângulos quanto aos lados e ângulos, apresentação do teorema de Pitágoras
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez | pt_BR |
dc.contributor.author | Brizola, Mauro Breni de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:08:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134466 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o planejamento, a execução e a análise de uma seqüência didática que visa o estudo da classificação dos triângulos e do teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos participantes são de uma Escola Estadual do município de Novo Hamburgo. O trabalho foi realizado durante as aulas regulares de matemática, no decorrer da segunda quinzena de maio de dois mil e quinze. Durante o desenvolvimento das atividades da seqüência didática, os alunos visualizaram e manipularam triângulos construídos em um software da geometria dinâmica a partir de suas propriedades geométricas. Ao final do trabalho desenvolvido, verificamos que os alunos apropriam-se dos conceitos envolvidos na seqüência didática compreendendo as demonstrações e as aplicações do Teorema de Pitágoras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Classificação dos triângulos quanto aos lados e ângulos, apresentação do teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985930 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License