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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorVergara, Gabriela Fernandes Peralvopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-25T02:05:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134186pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a study on school inclusion. With laws guaranteeing the enrollment of students with special needs in regular schools and given the growth in enrollment of this target audience, the educational institutions are changing their spaces. The supply of resources and specialized care, sometimes extracurricular, as well as the offer of a monitor for the student are strategies aiming to attend the special needs of the learner seeking to support him in the teaching-learning process. My study intends to show how inclusion can be worked into the classroom in order that the student, especially the visually impaired, can have the same resources and educational activities as their classmates. It also seeks to explain about the teacher's role in the inclusion, to analyze the resources already available in the literature, the recommendations of the specialized care and questionnaires applied to teachers. Finally, we will present seven features and five activities for teachers working in the classroom with all students and groups, focused on strengthening the inclusion of students with visual impairments in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectEducational resourcesen
dc.subjectActivitiesen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleDeficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986707pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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