Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Daisypt_BR
dc.contributor.authorDente, Elisângela Mendespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T02:07:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133726pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the teacher education in High School of Normal Course for the use of digital technologies in school. As a theoretical basis, we used the works of Tardif (2002), Behar (2009, 2013) and Coll and Monereo (2010). The intention was to analyze this issue through a case study with the questionnaires applied to students of the third year of High School of Normal Course in municipality of Lajeado-RS, in order to see how such formation occurs. The analysis of the answers served to verify the knowledge that they have about the subject, as well as how incorporate media in their teaching. At the end of this work it was found limited knowledge about the study subject, due to several factors such as: lack of use and encouragement from former teachers; lack of knowledge regarding the handling of technological resources; beyond the difficulties in identifying how the equipment contribute effectively to the quality of education. The search results also showed the need to readjust the initial formation courses, providing to the future teachers, effective training for the incorporation of digital technologies in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectHigh school of normal courseen
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectLajeado (RS)pt_BR
dc.titleA formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escolapt_BR
dc.title.alternativeThe teacher education in high school of normal course for the use of digital technologies in school en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979730pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples