Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorFabres, Paola Mayerpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-05T02:04:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133197pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como intuito estabelecer um olhar sobre a produção de periódicos alternativos no campo das artes, que passaram a servir como suporte e como meio para muitos artistas veicularem suas poéticas e seus discursos a partir dos anos 1960 e 70. Associados ao estouro da comunicação, à busca por liberdades estéticas e às reivindicações sociopolíticas, o formato editorial em série propagou-se em contexto nacional e internacional, possibilitando trocas e diálogos entre distintas regiões. A atual pesquisa procurou dar destaque à produção brasileira dos anos 1970, tendo como objeto de análise os cartazetes periódicos Nervo Óptico, de Porto Alegre, criados por um grupo de artistas da cidade, entre eles, Vera Chaves Barcellos, e a revista Punho, de Recife, também produção coletiva de artistas e escritores, da qual Paulo Bruscky era o principal idealizador. Pretende-se com esse estudo, além de alcançar um melhor entendimento específico acerca dessas poéticas e suas conexões e abrir caminho para a compreensão de alguns fenômenos similares, perceber a importância do impresso como espaço de expressão e como prática participativa da edificação do pensamento contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis research is meant to provide a glimpse into the alternative periodicals production in the art field, which served as support and as media for many artists to transmit their poetry and speeches from the 1960s and 70s. Related to burst communication, the search for aesthetic liberties and socio-political demands, the editorial format in series spreads in national and international context, making possible exchanges and dialogues between different regions. The current research sought to highlight the Brazilian production of the 1970s, with the object of analysis Periodicals cartazetes Optic Nerve, of Porto Alegre, created by a group of city artists, among them Vera Chaves Barcellos, and handle magazine from Recife also collective production of artists and writers, that Paul Bruscky was the main proponent. The aim of this study, in addition to achieve a better understanding of these specific poetic and their connections, realize the importance of printed as a space for expression and as participatory practice of building of contemporary thought.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeriódicos : Década de 1970pt_BR
dc.subjectPublicationen
dc.subjectArtist’s periodicalen
dc.subjectProducao artisticapt_BR
dc.subject70’sen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPublicaçõespt_BR
dc.subjectNervo óptico (Periódico)pt_BR
dc.subjectPunho (Periódico)pt_BR
dc.titleDiálogos impressos : periódicos de artistas do Brasil, anos 1970, entre casos, agentes e cenáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985966pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples