Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorAntunes Júnior, Estevão Luciano Quevedopt_BR
dc.date.accessioned2016-01-20T02:40:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132040pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 24 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2015. A turma da regência era de segundo ano do Ensino Médio e o conteúdo científico ministrado foi Óptica. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS para a educação científica. Além disso, houve a inserção da análise epistemológica a partir da filosofia da ciência de Thomas Kuhn. O resultado da estratégia permite concluir que o ensino pode ser policêntrico, intercalando experiências que instiguem o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes e o ensino tradicional conteudista, que ainda é muito defendido pelas políticas públicas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a report of a teaching experience developed from the discipline of Teaching Probation in Physics, offered by the Instituto de Física of the UFRGS. We observed 24 class hours followed by 14 class hour regency, held at Colégio de Aplicação of the UFRGS during the second half of 2015. The class regency was the second year of high school and the scientific content taught was Optics. The theoretical basis was contained in the sociocultural theory of Vygotsky in association with STS perspective for science education. In addition, there was the inclusion of epistemological analysis from the Thomas Kuhn philosophy of science. The result of the strategy shows that teaching should be polycentric, alternating experiences that encourage social and argumentative development of students and traditional teaching, which is still defended by the Brazilian public policy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectOpticsen
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectSocio-interactionismen
dc.subjectSTSen
dc.titleA óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples