Resultados 51-60 de 145

    • O modo verbal subjuntivo : uma proposta de ensino 

      Reis, Roberta Pacheco dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo do modo verbal subjuntivo em ambiente escolar nem sempre é satisfatório, pois o material didático disponível, muitas vezes, não contribui para um entendimento eficaz desse conteúdo. Por esta razão, o presente ...
    • Referenciação no texto : o que há no livro didático 

      Silva, Susana Miranda da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...
    • Funções sintáticas dos sintagmas 

      Lerner, Ana Lúcia (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo a análise dos sintagmas preposicionais em português, com o intuito de compreender o motivo pelo qual há discrepância em sua classificação. Esta pesquisa também pretende auxiliar os ...
    • A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa 

      Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ...
    • Uma análise dos valores sintático-semânticos da forma verbo-nominal gerúndio 

      Castro, Christian Fagner Pizzolatto de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo busca investigar os usos atribuídos à forma verbo-nominal gerúndio discutindo a sintaxe e a semântica dessa estrutura em uma amostra de corpus textual do português brasileiro. Com efeito, elaborou-se uma breve ...
    • Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia 

      Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ...
    • Expressões idiomáticas : uma visão regionalista 

      Lemos, Paulo Ricardo Vargas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Abordaremos alguns elementos da fraseologia, em especial o fraseologismo regional, com foco, incisivamente, nas Expressões Idiomáticas (EIs) presentes e edificadas no Rio Grande do Sul. Trataremos sua conceituação, formação ...
    • Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino 

      Wichruk, Ivone (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ...
    • O uso do pretérito-mais-que-perfeito simples e composto : breve análise em textos jornalísticos 

      Fernandes, Glaucia Lisliane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar o uso do pretérito mais-que-perfeito, simples e composto, do indicativo em textos dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, observando seu emprego na língua escrita. O objetivo é verificar como ...
    • A formação linguística dos professores das séries iniciais do ensino fundamental 

      Rocha, André Luiz de Novais (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da formação linguística que o professor das Séries Iniciais recebe durante sua formação. Primeiramente, será apresentado quem é esse profissional, pois uma ...