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dc.contributor.advisorSouza, Sergio Florencio dept_BR
dc.contributor.authorVist, Helio Larript_BR
dc.date.accessioned2008-03-05T04:11:25Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12013pt_BR
dc.description.abstractO Sistema de Posicionamento Global (GPS) permite uma grande variedade de aplicações civis e militares. Dentre as várias aplicações, uma de especial interesse é a navegação, que tem crescido muito nos últimos anos devido a fatores como menor custo, e fácil utilização desta tecnologia. Num sistema de navegação terrestre, assim como na navegação marítima, fluvial e aérea, um mapa digitalizado, ou imagem de satélite disponível da região de interesse é exibida na tela do computador de bordo e a posição do veículo é apresentada em "tempo real" a partir da posição fornecida por receptores GPS. Além disso, a comunicação disponível nos dias de hoje permite uma maior integração entre o veículo e o escritório. Finalmente, o Google Earth permite que se tenha acesso a uma grande quantidade de informações necessárias ao desenvolvimento de inúmeros trabalhos, permitindo inclusive a inserção de fotos e imagens para registro dos acontecimentos. O potencial deste tipo de sistema só foi possível a partir de maio de 2000, com a eliminação da SA (Selective Availability).Com isso, o posicionamento absoluto realizado por receptores de navegação (menos precisos do que os receptores geodésicos) foi aprimorado, podendo conseguir precisões da ordem de 10m, o que aumenta a qualidade de aplicações como a navegação terrestre. A proposta desta dissertação é descrever o desenvolvimento de um protótipo veicular para aplicações de campo em Geociências, onde foi incluída a navegação em tempo real, o uso da internet para a comunicação pessoal e interface de acesso ao Google Earth. O protótipo desenvolvido permite a extensão de parte da infra-estrutura de um laboratório para apoio das atividades de campo.pt_BR
dc.description.abstractIn our days the Global Positioning Systems (GPS) is a technology with a great variety of military and civilian applicability. Among this uses, navigation is one activity that is largely increasing in reason to lowering equipment prices and introduced facilities as easy to use technology. In practice, a system structured to navigate in terrestrial, maritime, fluvial or aerial way is formed by a GPS connected to an onboard computer and video equipped with appropriate software that process in a instantaneous mode (real time) all the information necessary to show on screen the geographical position of the vehicle. In parallel, new advances in network communication open the possibility to integrate completely the vehicle in movement with the staff in the office. Also, the Geoogle Earth™ and World Wide Web increase the facilities to view online the terrain and open the possibility to user interact directly with routines that insert local photo and images. Navigate with accuracy using a single-receiver GPS linked to a computer was only possibly after May of 2000, when the SA (Selective Availability) was excluded from GPS signal. Consequently, absolute positioning with one band handled GPS (low accuracy when compared to geodetic two bands GPS) was tested and the results show the availability to locate points in the Earth surface with an uncertainty degree not above than 10 meters (in terms of planimmetric coordinates). This performance increases the data quality and the ability of single-receiver GPS to be used to navigation purposes. In this work, it is assembled and tested a navigation system prototype installed in a vehicle with the objective to optimize field survey and adapted to some geosciences necessities, including the possibility to navigate in real time integrated with Internet facilities to personal communication and with an interface to access the Google Earth™. The configuration of the navigation system prototype elaborated in this project permit to extend to the field some facilities only accessible in a laboratory environment and consequently the results obtained with the system increased the performance of all the field work stages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectCDMAen
dc.subjectGSMen
dc.subjectWi-Fi Maxen
dc.subjectTrack Makeren
dc.subjectOnboard computeren
dc.titleDesenvolvimento de um protótipo veicular destinado às atividades de campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000619627pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sensoriamento Remotopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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