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dc.contributor.advisorSturm, Ingrid Nancypt_BR
dc.contributor.authorSilva, Susana Miranda dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117553pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, especificamente, as atividades que envolvem o conteúdo pronominal. O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: primeiramente, apresentamos algumas considerações relevantes sobre texto e textualidade, bem como sobre os mecanismos de coesão e referenciação por anáforas. Num segundo momento, apresentamos os dados obtidos na análise e discutimos as atividades desenvolvidas pelos materiais didáticos. Para finalizar, apresentamos propostas de atividades para abordagem do tema a partir de uma perspectiva textual, visando desenvolver a reflexão no aluno sobre a importância dos procedimentos de referenciação na construção da coesão textual.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleReferenciação no texto : o que há no livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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