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dc.contributor.advisorPeres, Paulo Sergiopt_BR
dc.contributor.authorTaffarel, Natália Sanchespt_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T01:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115942pt_BR
dc.description.abstractO surgimento da Internet 1.0 e, depois, da Internet 2.0 com as Redes Sociais provocou drásticas mudanças no ambiente político-eleitoral, obrigando os partidos a processarem uma nova evolução adaptativa. Acostumados a um padrão de comunicação e relação com a sociedade estabelecido pelos meios de comunicação tradicionais, que impunham uma interação unidirecional, vertical e centralizada, os partidos políticos agora precisam investir em um novo padrão, multidirecional, horizontal e descentralizado. Além disso, precisam aprender a se comunicar com as novas gerações, do mundo eletrônico virtual, para se reconectarem com a sociedade e esse novo contingente de eleitores. Em que medida os partidos políticos estão conseguindo se adaptar a esse novo habitat? Os partidos têm investido em formas inteligentes e eficientes de utilização da Internet e das Redes Sociais? Para responder a tais perguntas, o presente trabalho analisa o uso do Facebook pelos principais partidos que disputaram o governo do estado do Rio Grande do Sul nesta eleição de 2014. Os dados mostram que os partidos estão investindo cada vez mais na Rede para interagir com seus eleitores, mas seu uso ainda não é tão eficiente a ponto de aproveitar todo o potencial dessas novas ferramentas de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe appearance of the internet 1.0 and later internet 2.0 with the social networks made heavy changes on the political and electoral system, forcing parties to an adaptive evolution. Used to an usual kind of communication and relationship with society existent through the traditional media, that imposed one direction interactions, vertical and centralized, parties need now to invest in a new standard, multidirectional, horizontal and decentralized. Moreover, they need to learn how to talk with new generations, of the virtual world, to reconnect with society and these new electors. How the parties are adapting to this new place? Are they investing in new, intelligent and efficient ways to use the internet and social networks? To answer these questions, this study analyzes the Facebook use of the main parties which run for the Rio Grande do Sul government during 2014’s elections. Data shows that parties are investing more each day to interact with the voters, but the use is not efficient enough to have full potential of the new communication tools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPartidos políticospt_BR
dc.subjectPolitical parties and interneten
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subject2014 electionsen
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul electionsen
dc.subjectEleições : 2014pt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePartidos políticos e redes sociais : a utilização das novas mídias digitais no Rio Grande do Sul durante a campanha eleitoral de 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954124pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPolíticas Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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