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dc.contributor.advisorMatos, Izabella Barisonpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Celina dept_BR
dc.date.accessioned2015-04-18T01:57:57Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115450pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido junto aos cenários de práticas da Residência Integrada em Saúde da Família e Comunidade (RIS/SFC) e à Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC), no Serviço de Saúde Comunitária (SSC) pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, RS. O objetivo foi produzir reflexões sobre o ensino e a aprendizagens de práticas cuidadoras e para tanto se articulou três dimensões nas análises produzidas: preceptoria de campo, processo de ensino e aprendizagem e práticas cuidadoras. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva e exploratória, que teve como estratégias metodológicas a entrevista semiestruturada e pesquisa documental. O material foi analisado por meio do método hermenêutico-dialético, da análise institucional e o produto foi um mapa analítico. Essas três dimensões são costuradas à ideia de campo-equipe, privilegiando este local como um vetor político na aprendizagem. A função preceptoria de campo, antes de ser uma “supervisão docente assistencial”, identifica-se como um apoio pedagógico e cuidador, afirmando-se enquanto um compartilhamento de práticas de trabalho. O processo de ensino e aprendizagem produz sentidos e estranhamentos no trabalho tal qual instituído, e assim tensiona a construção de um campo de especialidade mais aberto às colateralidades (produção de redes). O desafio para a produção de práticas cuidadoras é produzir o alívio do sofrimento e a coprodução de autonomia. Os resultados aqui destacados apontam a qualificação das Residências em Saúde como uma possibilidade de vivências e experimentações do mundo do trabalho, de modo ampliado, solidário e compartilhado, no qual a equipe é espaço privilegiado de construção de saberes.pt_BR
dc.description.abstractThis study was developed with the field of practice of Integrated Residency in Family and Community Health (RIS / SFC) and the Residency of Family and Community Medicine (RMFC) at the Department of Community Health (SSC) belonging to the Conceição Hospital Group (GHC) in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The goal was to reflect about the teaching and learning practices of health care. For that, three dimensions were articulated: field preceptorship, teaching and learning processes, and practices of care. This is a qualitative study, of a descriptive and exploratory nature, which used semistructured interviews and documentary research as its methodology. The material was analyzed using the dialectic hermeneutics method, institutional analysis and analytical maps. These three dimensions are sewn on the idea of field-team, privileging this place as a space for producing knowledge. The function of the field preceptor, rather than being a "teaching aid supervision", is to serve as pedagogical support and caregiver, as a sharing of working practices. The process of teaching and learning builds meaning and strangeness at work as it is set, and so the tension builds a field more open to co-laterality (production networks). The challenge for the production of care is to put in immanence the relief after suffering and the co-production of autonomy. The results highlighted here aim to qualify the Health Residences as an experience of real work environment in a way that is extended, supportive and shared, in which the team is a privileged space for the building of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth residencyen
dc.subjectGrupo Hospitalar Conceição. Serviço de Saúde Comunitária.pt_BR
dc.subjectResidência integrada em saúdept_BR
dc.subjectPrimary careen
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectCare practicesen
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectTeaching and learn processesen
dc.titlePontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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