A ressignificacão do espaço teatral por professores inventores : uma fantasmagoria na realidade da educação pública
dc.contributor.advisor | Silveira Júnior, Mesac Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Wolf, Letícia Caroline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-28T01:57:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/114591 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se refere à falta de espaço físico adequado para as aulas de teatro nas escolas públicas de Porto Alegre e às soluções criativas encontradas por duas professoras-artistas frente a essa problemática. O que inventam essas professoras que superam os desafios da própria profissão de educadoras somados à falta de estrutura coerente com a área da educação teatral? Como ressignificar o 'espaço ideal negado' em processos de ensino-aprendizagem, em produções e experiências significativas e geradoras de fruição artística? Essas questões são abordadas e analisadas a partir de um breve levantamento histórico do espaço teatral no decorrer do tempo que fundamenta o teatro tanto como edifício cênico quanto como forma. Os espaços escolares, assim, são relativizados por suas impossibilidades e possibilidades, considerados como espaços físicos e como espaços metaforizados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación se refiere a la falta de espacio físico adecuado para las clases de teatro en las escuelas públicas de Porto Alegre y a las soluciones creativas fundadas por dos maestras-artistas contra esta problemática. ¿Qué inventan estas maestras que superan los desafíos de la propia profesión de educadoras añadidos a la falta de estructura coherente con el área de la educación teatral? ¿Cómo replantear el "espacio ideal negado" en la enseñanza-aprendizaje de los procesos de la producción y la generación de experiencias significativas y disfrute artístico? Estas cuestiones se abordan y analizan desde una breve reseña histórica del espacio teatral con el tiempo que es la base para reflejar el teatro como un edificio escénico y como una forma. Por lo tanto, los espacios escolares se relativizan por sus posibilidades e imposibilidades, considerados como espacios físicos y como espacios metaforizados. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro : Educação | pt_BR |
dc.subject | Maestro-artista | es |
dc.subject | Artistas professores | pt_BR |
dc.subject | Teatro-educación | es |
dc.subject | Espacio de la escuela | es |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.title | A ressignificacão do espaço teatral por professores inventores : uma fantasmagoria na realidade da educação pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000952794 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Teatro (243)