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dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Grasiela Jardimpt_BR
dc.date.accessioned2015-03-18T01:59:15Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/112166pt_BR
dc.description.abstractTendo por foco a Gestão do Conhecimento, analisa se há problemas que afetam a eficácia do atendimento de referência, feito pela equipe do setor de referência de uma biblioteca universitária. Objetiva propor uma ferramenta, dentre as que a Gestão do Conhecimento disponibiliza, a ser adotada para melhorar o fluxo da informação no referido setor. Contextualiza aspectos referentes a bibliotecas universitárias e seu serviço de referência, como também a Gestão do Conhecimento e suas ferramentas. Adota metodologia de cunho qualitativo, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória. Utiliza o método de estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados, a observação não participativa, o questionário e a análise documental de três ferramentas da Gestão do Conhecimento – mapas mentais, workflow e intranet. Compara os resultados da pesquisa com os indicadores da literatura. Verifica que não há um padrão para o atendimento de referência na biblioteca estudada e que os funcionários não tem um treinamento especifico para realizar seu trabalho. Conclui sugerindo o uso da ferramenta de mapas mentais para capacitação, padronização e otimização do fluxo de informações no setor de referência, como também para o agrupamento dos procedimentos num só lugar, tornando-os de fácil acesso.pt_BR
dc.description.abstractFocusing on Knowledge Management, examines whether there are problems that affect the effectiveness of care reference, the reference made by a university library sector staff. Aims to propose a tool, among which the Knowledge Management provides, to be adopted to improve the flow of information in that sector. Contextualizes aspects related to academic libraries and their referral service as well as knowledge management and its tools. Methodology adopts a qualitative approach and is characterized by being an exploratory research. Uses the case study method, with the instrument of data collection, the non-participatory observation, questionnaire and document analysis of three tools of knowledge management - mental maps, workflow and intranet. Compare the survey results with indicators literature. Verifies that there is no standard for the care reference library and studied in that employees do not have a specific training to perform their work. Concludes by suggesting the use of mind mapping tool for training, standardization and optimization of the flow of information in the reference sector, but also for the grouping of procedures into one place, making them easily accessible.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectUniversity libraryen
dc.subjectReference serviceen
dc.subjectKnowledge management toolsen
dc.titleGestão do conhecimento em biblioteca universitária: proposta de utilização de ferramentas para o fluxo de informação no setor de referênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953191pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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