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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Márcio José Mello dapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:57:45Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110322pt_BR
dc.description.abstractOs sistemas virtuais: simuladores, jogos, serious games, estão cada vez mais reais e são capazes de renderizar imagens em alta qualidade, cada vez mais realísticas. Entretanto, ainda persiste o problema de como interagir nesses ambientes virtuais de maneira natural e livre de erros. Interagir pode ser navegar nesses ambientes, manipular e selecionar objetos. A seleção apresenta três grandes problemas: precisão, ambiguidade e complexidade. Em ambientes densos - com muitos objetos - esses problemas intensificam-se ainda mais, pois apresenta um elevado grau de oclusão, devido ao grande números de objetos presentes no ambiente. Neste trabalho propusemos a integração da ferramenta de visualização molecular Unitymol com a técnica de interação Disambiguation Canvas. Unitymol é um editor desenvolvido na Unity3D que permite a visualização e edição de moléculas. O Disambiguation Canvas é uma técnica de seleção por apontamento com um smartphone, baseada em dois passos, rápida e precisa. A integração dos dois sistemas visa uma interação mais rápida e intuitiva no Unitymol, pois além de incluir seleção de átomos no editor, a molécula que tradicionalmente é manipulada com o mouse, poderá ser movida com o smartphone através de movimentos mais intuitivos. Além disso, com essa integração propusemos uma alternativa manual para o algoritmo de busca – primeira etapa da maioria dos algoritmos de docagem molecular.pt_BR
dc.description.abstractVirtual Systems: simulators, games, serious games, are even more real, and they are able to render high quality realistic images, but still remains the problem of how to interact in these virtual environments naturally and with no errors. Interaction can be navigate in such environments, manipulate and select objects. Selection presents three majors problems accuracy, ambiguity and complexity. In cluttered environments these problems became even more stronger because it has more occlusion due the larger number of objects present in this environment. In this work we propose the integration of the molecular visualization tool Unitymol with the interaction technique Disambiguation Canvas. Unytimol is a tool developed in Unity 3D that allows molecular visualization and edition. Disambiguation Canvas is a selection pointing technique by a smartphone, based on two steps, fast and precise. The integration of the two systems aims for a faster and more intuitive interaction in Unitymol, besides, selection inclusion in the molecular viewer, now the molecule that traditionally is manipulated with the mouse, now can be manipulate with the smartphone with more intuitive movements . Moreover, with this integration we propose a manual alternative for the search algorithm – the first stage of most molecular docking algorithms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectDisambiguation canvasen
dc.subject3Dpt_BR
dc.subjectUnitymolen
dc.subjectSelectionen
dc.titleIntegração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMaciel, Andersonpt_BR
dc.identifier.nrb000952583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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