Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuzzardi, Dóris Mariapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Alda Lusa Andradept_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107944pt_BR
dc.description.abstractO objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.titleAlfabetização, produção de textos e autoriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples