A produção acadêmica brasileira sobre a educação na obra de Émile Durkheim
dc.contributor.advisor | Weiss, Raquel Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Faturi, Rhuany Andressa Raphaelli Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-31T02:17:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/105122 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente a produção acadêmica brasileira que tem como central o tema da educação presente na obra do sociólogo Émile Durkheim. Pretende-se, a partir deste levantamento, averiguar de que forma o pensamento e os escritos durkheimianos sobre a educação são abarcados, desenvolvidos e utilizados no âmbito da academia brasileira, analisando os discursos, a estrutura argumentativa e a recepção da obra do autor no Brasil. Buscou-se, então, i) realizar um levantamento destas publicações até o momento atual; ii) examinar quantitativamente as principais características destas obras – como periodicidade e a estrutura argumentativa; iii) desenvolver uma análise qualitativa, ressaltando alguns aspectos dos escritos sobre educação de Durkheim que são utilizados com frequência no decorrer das publicações e/ou que se apresentam como avanços para o estudo sobre o autor e este tema e; iv) apresentar uma leitura crítica, ponderando acerca das contribuições, contradições e inconsistências destas obras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze quantitatively and qualitatively the Brazilian academic production focused in the theme of education in the work of the sociologist Émile Durkheim. This investigation intends to ascertain how Durkheimian thought and writings about education are understood, developed and used in the context of Brazilian academy, analyzing the discourses, the argumentative structure and the reception of the author's work in Brazil. The objectives are: i) to conduct a survey of these publications to the present time; ii) to examine quantitatively the main features of these works - as periodicity and argumentative structure; iii) to develop a qualitative analysis, highlighting some aspects of Durkheim's writings on education that are frequently used throughout the publications and/or presenting as advances for the study of the author and the subject and; iv) to present a critical reading, pondering contributions, contradictions and inconsistencies of these works. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Durkheimian theory | en |
dc.subject | Durkheim, Émile, 1858-1917 | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.title | A produção acadêmica brasileira sobre a educação na obra de Émile Durkheim | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000940930 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (750)