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dc.contributor.authorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Minelle Enéas dapt_BR
dc.contributor.authorJappe, Marcio Luis Mironpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ana Paula Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-14T02:13:16Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1981-9951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104542pt_BR
dc.description.abstractConsiderando os impactos que os atuais padrões de consumo têm causado sobre o meio ambiente, o objetivo deste trabalho é discutir a efetividade das ações que visam à preservação ambiental, a partir de uma visão consciente, com apresentação de ações que produzam resultados significativos. Conduzido sob a forma de ensaio teórico, pressupõe-se que, para que mudanças mais profundas venham a ocorrer, será preciso que os processos produtivos sejam mais efetivos e que o consumidor consciente seja melhor informado dos impactos socioambientais dos produtos que deseja adquirir. Neste contexto, surge o conceito do consumo sustentável como aquele que não depende apenas das iniciativas individuais ou da redução do consumo. Como resultados, a educação para a sustentabilidade surge como principal impulsionador da mudança à medida que busca criar uma nova forma de pensamento e trazer para diferentes visões para a sociedade. O indivíduo-consumidor tem responsabilidade pelo que consome e deve exigir produtos e serviços para contribuir com um consumo mais sustentável.pt_BR
dc.description.abstractConsumption standards have caused an impact on the environment. Current essay discusses the effectiveness of activities that aim at preserving the environment from a conscience-raising point of view through the presentation of actions which produce significant results. It is necessary that productive processes are more effective and the aware consumer better informed on the social and environmental impacts of the desired products so that profounder changes may occur. The concept of sustainable consumption does not depend only on individual initiatives or on consumption decrease. Sustainability education becomes the main trigger of change in so far as it develops a new way of thought and opinions. Individual consumers are responsible for what they consume and should demand products and services that would contribute towards sustainable consumption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista em agronegócios e meio ambiente. Maringa, PR. Vol. 7, n. 1, (jan./abr. 2014), p. 173-194pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainable consumptionen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAwareness in consumptionen
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.subjectIndividual impactsen
dc.subjectGestão da mudançapt_BR
dc.subjectChangesen
dc.subjectEducating for sustainabilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEcologicamente correto para aliviar a consciência ou para mudar o mundo? : uma discussão sobre padrões de consumopt_BR
dc.title.alternativeGoing ecologically correct to unburden one´s conscience or to change the world? : adiscussion on consumption standardsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000929036pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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