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dc.contributor.advisorSchmitt, Carin Mariapt_BR
dc.contributor.authorFalcão, Adriano da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2007-07-11T21:46:06Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10132pt_BR
dc.description.abstractO mercado de trabalho do profissional arquiteto tem sofrido influências significativas em conseqüência da efemeridade do conhecimento frente às intensas transformações do mundo contemporâneo. Na busca incessante por acesso imediato a este mercado, os egressos das escolas de ensino superior têm enfrentado dificuldades para se adequar às novas exigências e anseios da sociedade, pois estas estão, a princípio, calcadas nas demandas sociais e não na realidade proveniente da academia. Explorar esta relação para buscar referenciais entre as reais carências encontradas nesta formação e o papel primeiro de uma universidade, no concernente a educação profissional, embasa a defensabilidade do estudo. Um recorte imaginário na população foi pensado com o intuito de se conhecer a realidade particular dos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria e o seu acesso ao mercado regional. Neste sentido, a necessidade de uma pesquisa exploratória com o grupo envolvido parecia evidente, onde se intentou formar um panorama da profissão do arquiteto e urbanista, aos olhos da sociedade, representada aqui pelos ingressantes no ensino superior, e na visão dos próprios arquitetos, egressos ou não do curso objeto do trabalho. Nas análises dos instrumentos de pesquisa são demonstradas as carências e dificuldades percebidas pelo público-alvo ao se depararem com as múltiplas realidades a que a atividade profissional está exposta. Em estudos comparativos entre os projetos e currículos existentes e as avaliações periódicas realizadas no CAU/UFSM percebe-se uma preocupação constante em tentar vincular o discurso e a prática, relacionando realidade das demandas e possibilidades educativas, objetivando um diálogo possível. Compreender estes novos paradigmas que se apresentam e repensar a formação dos projetos pedagógicos dos cursos pode ser uma forma de melhor reduzir o impacto entre as exigências de um mercado em constante mutação e as respostas coerentes das instituições de ensino do país. Entretanto, a dificuldade no acompanhamento imediato dos planos efetivados pelas IES em concordância com as mudanças da sociedade, entrava, muitas vezes, na morosidade dos processos burocráticos, levando a considerar a elaboração de um PPP mais flexível.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectArquitetospt_BR
dc.titleFormação profissional e mercado de trabalho : estudo exploratório das suas relações para arquitetos e urbanistas na região de Santa Maria/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000521562pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programCurso de Mestrado Profissional em Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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