Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 41-50 de 205
-
Educação em ciências e suas relações com a democracia
(2020) [Dissertação]Esta dissertação propõe-se a questionar o caráter democrático das ciências e da educação em ciências. Procura responder a questões como “são as ciências e a educação em ciências democráticas?” e “são as instituições ... -
Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências
(2020) [Tese]O presente trabalho, de natureza teórica, está inserido no contexto da formação de professores de Ciências, abordando-a sob a ótica do pensamento bakhtiniano em correlação com as perspectivas críticas de ensino de ciências. ... -
Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo
(2020) [Tese]Nesse trabalho nos dedicamos a buscar perspectivas teórico-metodológicas que pudessem nos auxiliar na concepção da educação científica para a formação no âmbito das Licenciaturas em Educação do Campo. Inicialmente, realizamos ... -
Física quântica e história e filosofia da ciência : conceitos, vida, crenças e religiosidade como motivadores na aprendizagem de física
(2020) [Dissertação]A presente investigação versa sobre possibilidades, planejamento e teste de uma estratégia para introduzir o Ensino de Física Quântica no Ensino Médio. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação é promover um Ensino ... -
Uma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGS
(2020) [Dissertação]O objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo de decisão pela persistência dos estudantes nos cursos de Licenciatura do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), em particular ... -
Explorando a inserção de tópicos de física quântica em uma escola estadual um estudo sob a luz da perspectiva sociocultural
(2019) [Dissertação]A temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura ... -
Um estudo sobre a transposição de atividades centradas na modelagem didático-científica em um contexto de formação de professores de física
(2019) [Dissertação]A literatura da área de ensino de Física vem apontando críticas às atividades experimentais tradicionalmente desenvolvidas nos laboratórios didáticos há bastante tempo. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que ... -
Aquecimento global : uma questão sociocientífica a ser discutida na formação de professores de física da educação básica
(2019) [Tese]Um dos desafios da educação ambiental para o século XXI é a inserção da temática do aquecimento global e mudanças climáticas no ambiente escolar. Na medida em que a comunidade científica vem apontando para a urgência e ... -
Modos de discurso usados por licenciandos em física da UFRGS em questões sociocientíficas
(2019) [Dissertação]Esta dissertação tem como pano de fundo o discurso dos movimentos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) difundidos no Brasil. Por meio da realização de dois grupos focais, procurou-se evidenciar quais modos de discurso que ... -
Implicações do conhecimento conectado para o ensino de física : uma análise do projeto gurias nas exatas
(2019) [Dissertação]Segundo dados disponibilizados pelo CNPq o número de mulheres na graduação, mestrado e doutorado é maior do que o de homens. No entanto, a distribuição de mulheres em relação a área de atuação não é homogênea. No Brasil, ...