Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 31-40 de 205
-
Comunidades de prática como espaços integradores nos Institutos Federais
(2021) [Tese]A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no ano de 2008, foi um marco significativo nas políticas públicas para a educação profissional no Brasil. Com o objetivo de ministrar, prioritariamente, ... -
O perfil e os desafios do educador em física na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais de 2015 : a formação de profissionais críticos à educação básica
(2021) [Tese]O objetivo desta pesquisa foi investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil do professor de Física e à formação de professores para a Educação Básica. Em um primeiro estudo, procuramos construir o perfil esperado ... -
A construção do conceito de inovação didática à luz da teoria antropológica do didático : um ensaio teórico
(2021) [Dissertação]O uso cotidiano do termo “inovação” costuma ser associado ao lançamento de novos produtos ou serviços que proporcionam soluções para necessidades percebidas, ou a serem fomentadas em campanhas de marketing, para os mais ... -
Inovação didática no ensino de Física : um estudo sobre a adoção do método Peer Instruction pelos alunos de Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil
(2021) [Dissertação]Entre outros fatores, a melhoria da qualidade da educação escolar demanda investimentos na formação didático-pedagógica dos docentes. Essa não deve ficar restrita à formação inicial, mas também incluir à continuada, ... -
Um estudo explanatário sobre as dificuldades e avanços de estudantes de graduação em física em situações experimentais do campo conceitual da modelagem didático-científica envolvendo ótica
(2021) [Dissertação]O enfoque na modelagem científica tem sido apontado como uma alternativa para fomentar a vinculação entre teoria e prática no ensino de Física. Alinhado com essa perspectiva, foi realizado um estudo focado na análise das ... -
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de física
(2021) [Tese]Esta tese busca desenvolver e implementar uma estrutura narrativa para abordar episódios da história da Ciência na formação de professores de Física. Suas bases teóricas são a Inferência à Melhor Explicação (IME) e a “visão ... -
O cultivo de comunidades de prática para a formação continuada de professores na interface Escola-Universidade : um olhar histórico sobre as vivências do núcleo de pesquisas em inovação curricular
(2021) [Dissertação]Diante dos problemas enfrentados na Formação Continuada de Professores no Brasil, marcada pelo distanciamento entre as discussões em nível universitário e as urgências experimentadas no cotidiano escolar, é fundamental que ... -
Do Kraft ao Qì : uma análise de epistemologia-política sobre o uso do termo energia em práticas do Sistema Único de Saúde
(2021) [Dissertação]No ano de 2017 foi aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil uma Portaria que ampliou o número de terapias integrativas a serem oferecidas no Sistema Único de Saúde do Brasil. Essa política pública (Plano Nacional de ... -
Do místico ao quântico : o emaranhamento de cosmovisões no desenvolvimento da física moderna e contemporânea
(2021) [Dissertação]Na presente dissertação, desenvolvemos uma investigação cujo objetivo geral é analisar o fenômeno cultural do misticismo quântico e os diferentes tipos de conhecimentos que ele mobiliza. Partindo de uma revisão integrativa ... -
Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia : um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento
(2020) [Dissertação]Promover uma educação dialógica e problematizadora, que fomente o engajamento pessoal de cada educando na sua emancipação e na luta pela superação das situações de injustiça e dependência em que se encontra, é o desejo de ...