Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 21-30 de 205
-
Contribuições de um espaço de ensino não formal na formação de identidades de estudantes do ensino básico à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger : um estudo de caso no Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.)
(2022) [Dissertação]A desmotivação em aprender Física e a dificuldade dos alunos em atribuir significado a conteúdos apresentados em sala de aula são alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de Física nas escolas públicas do Brasil. Na ... -
De quem é a culpa? : uma análise sobre o fracasso escolar na disciplina de Física a partir dos enunciados de professores e estudantes
(2022) [Dissertação]O Fracasso Escolar é tema de estudos nas áreas da Educação e da Psicologia há anos, em todo o globo. Esta dissertação se propõe a estender essas contribuições já conhecidas nessas esferas do conhecimento e investigar o ... -
Um estudo exploratório sobre atividades investigativas com enfoque no processo de medição no ensino fundamental
(2022) [Dissertação]O processo de medição é apontado por pesquisadores e documentos oficiais como um dos temas mais importantes ao ensino de Ciências. O enfoque nesse processo em anos iniciais da escolarização, por exemplo, pode favorecer o ... -
Diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio, a base nacional Cumum curricular e a produção científica sobre história, filosofia E sociologia da ciência
(2022) [Dissertação]Investigadores da linha temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido há décadas que, sem uma discussão sobre temas relativos à natureza da ciência, o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas ... -
No underground da teoria quântica : a estabilização do Teorema de Bell na Epistemological Letters
(2022) [Dissertação]Na presente dissertação, desenvolvemos uma investigação cujo objetivo geral é analisar o papel da Epistemological Letters, um veículo extra-oficial, no desenvolvimento da Teoria Quântica e, mais especificamente, como se ... -
O princípio da incerteza entre posição e momentum na teoria quântica não-relativística : gênese e estabilização no contexto pedagógico-científico
(2022) [Dissertação]Na presente dissertação, com objetivo de contribuir com o Ensino de Física Quântica, buscamos caracterizar a gênese, a tradução e a estabilização do Princípio da Incerteza entre variáveis posição e momentum na teoria ... -
Buscando convergências entre valores e práticas pedagógicas : o ensino de ciências em um ciclo de pesquisa-ação na escola em uma prisão
(2021) [Dissertação]As constantes violações de direitos humanos nas penitenciárias do Brasil contribuem para a reprodução das desigualdades e para o aumento dos casos de violência na sociedade. Nesse cenário opressor, ações educativas, ainda ... -
Uma estrela eclipsada na Ciência : um resgate histórico de Cecilia Payne e seu papel na determinação da composição estelar
(2021) [Tese]O presente trabalho apresenta um relato histórico sobre a vida e obra da astrofísica britânicoestadunidense Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900 – 1979), cuja trajetória pessoal esteve envolta em dificuldades enfrentadas, ... -
A constituição performativa de identidades na pesquisa em ensino de física : uma perspectiva pós-estruturalista a partir da filosofia política feminista de Judith Butler
(2021) [Tese]O combate às desigualdades de gênero nas áreas científicas e tecnológicas (C&T) têm recebido atenção crescente no contexto brasileiro, resultando não apenas em um aumento expressivo do número de publicações sobre o tema ... -
Cultivo de una comunidad de práctica virtual para la resignificación de los procesos de formación inicial de profesores de Física
(2021) [Tese]La brecha entre la investigación educativa y la práctica docente es un tema ampliamente discutido por más de 20 años, tanto a nivel general, como específico de la enseñanza de las ciencias. Una alternativa señalada en la ...