Um modelo de formação e organização de cadeias de agronegócios
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Data
2000Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A grande motivação empresarial consiste em conquistar e reter mercados, com lucro. Para realizar este objetivo as empresas descobriram que necessitam aperfeiçoar todas as organizações que participam e influenciam desde a produção até a distribuição, ou seja do produtor ao consumidor fmal. Isto significa formar e organizar cadeias competitivas. para isso buscou-se identificar as características do processo de formação e organização de cadeias, em cinco etapas: • pesquisa bibliográfica de diversa ...
A grande motivação empresarial consiste em conquistar e reter mercados, com lucro. Para realizar este objetivo as empresas descobriram que necessitam aperfeiçoar todas as organizações que participam e influenciam desde a produção até a distribuição, ou seja do produtor ao consumidor fmal. Isto significa formar e organizar cadeias competitivas. para isso buscou-se identificar as características do processo de formação e organização de cadeias, em cinco etapas: • pesquisa bibliográfica de diversas abordagens teóricas sobre cadeias,baseadas principalmente, no "Sistema Integrado Agronegocial" (SIAN) para obtenção das características do processo de formação e organização de cadeias; • pesquisa sobre os estudos de casos de cadeias diversas realizadas pela EMBRAPA visando-se, igualmente, identificar características do processo de formação e organização de cadeias; • pesquisa de opinião de participantes de um seminário de agronegócios realizado em Goiânia — Goiás obtendo-se as dificuldades, benefícios e regras do processo de formação e organização de cadeias; • análise da experiência do SEBRAE-Go no processo de formação e organização de cadeias; • síntese geral a partir dos dados das quatro etapas citadas anteriormente. Foi produzido uma matriz contendo os elementos a serem considerados na formação e organização de cadeias e o processo que o configurador pode escolher quando do desenvolvimento da cadeia; Finalmente, foi realizado um estudo de caso na cadeia da Super Frango, empresa instalada em Itaberaí — Goiás, aplicando a matriz obtida. Como resultado da pesquisa obteve-se um modelo de atuação empresarial, já com uma aplicação do mesmo, que pode servir de orientação para as empresas que queiram incluir a visão de cadeia na formulação de suas estratégias, tanto para uso individual, como para uma ação conjunta com outras empresas para formar uma cadeia de agronegócios. ...
Abstract
What counts most in business is to gain new markets and make them profitable oves. To achieve such goal, companies found out they need to improve all organizations which contribute and influence from production to distribution of their final product to the consuming market. This means to form and to organize competitive chains and with that purpose the characteristics of that process were studied in five different stages. • Bibliographic research of several theoretical approaches, mainly the on ...
What counts most in business is to gain new markets and make them profitable oves. To achieve such goal, companies found out they need to improve all organizations which contribute and influence from production to distribution of their final product to the consuming market. This means to form and to organize competitive chains and with that purpose the characteristics of that process were studied in five different stages. • Bibliographic research of several theoretical approaches, mainly the one based on the "Sistema Integrado Agronegocial" (SIAN) to obtain characteristics of the process. • Research about chain cases carried out by EMBRAPA aiming at the identification at characteristics of the process of forming and organizing chains. • Survey among the participants of a seminar in agribusiness held in Goiânia — Go, obtaing the difficulties, benefits and rules of the process of forming and organizing chains. • Analysis of the experience of SEBRAE — Go in the process of organizing and forming chains. • General synthesis made according to data taken from the four stages previously mentioned a matrix having elements to be considered in the process of formation and organization of chains together with the process representer can choose when developing a chain. Finally a case study was carried out in the Super Frango chain, company with head quarters in Itaberaí — Go. As a result of the research it was obtained a business performance model wich can server as a guide to companies that intend to include the chain vision in the formulation of their strategies both for an individual work or for a team work along with other companies to build and agribusiness chain. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Coleções
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