Indícios de validade do teste de aquaticidade - Brasil para adultos
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A identificação da relação do indivíduo com o ambiente aquático favorece a organização de ensino e aprendizagem das aulas de natação. O termo Aquaticidade diz respeito à capacidade que o ser humano desenvolve ao longo da vida de se mover e se habituar no ambiente aquático. O Teste de Aquaticidade, desenvolvido na Grécia em 2016, e validado transculturalmente para o Brasil na população de adolescentes em 2021, propõe quantificar e avaliar esta relação, por meio de diferentes habilidades motoras ...
A identificação da relação do indivíduo com o ambiente aquático favorece a organização de ensino e aprendizagem das aulas de natação. O termo Aquaticidade diz respeito à capacidade que o ser humano desenvolve ao longo da vida de se mover e se habituar no ambiente aquático. O Teste de Aquaticidade, desenvolvido na Grécia em 2016, e validado transculturalmente para o Brasil na população de adolescentes em 2021, propõe quantificar e avaliar esta relação, por meio de diferentes habilidades motoras aquáticas. Porém, no Brasil, a população de adultos se encontra fora desta dinâmica, havendo carência de testes que avaliem para além dos quatro nados esportivos. Para assegurar uma avaliação confiável para esta população é necessário que se encontrem indícios de validade neste instrumento. Desta forma, este estudo aborda a avaliação da relação do ser humano com o ambiente aquático no âmbito do esporte natação, se dividindo em dois estudos: (i) Aquaticidade: conceito e aplicação (revisão narrativa não-sistemática); e (ii) Indícios de validade do Teste de Aquaticidade - Brasil (TAB) para adultos (avaliação de sensibilidade, estrutura interna, e confiabilidade inter e intra-avaliador do teste). O estudo II foi realizado com 66 indivíduos de 25 a 55 anos, divididos entre três grupos a partir de seu nível de experiência com o ambiente aquático. Destacam-se os resultados (i) a aplicação do teste se mostrou satisfatória para avaliar as habilidades motoras aquáticas de suas populações analisadas, e surge como um instrumento promissor para o aperfeiçoamento da organização do processo de ensino e aprendizagem para diagnosticar, avaliar e acompanhar atividades no ambiente aquático: e (ii) o TAB, na população de adultos, demonstrou indícios de validade para sensibilidade com diferença significativa entre grupos (F=79,1; p<0,001; η 2=0,72). Para estrutura interna, os testes KMO, Alpha de Cronbach e Barttlet indicaram adequação dos elementos do teste ao construto, boa correlação entre os desempenhos nas tarefas e boa consistência interna). Encontrou-se alta correlação inter e intra-avaliadores, com adequadas concordâncias inter e intra-avaliadores. Tais resultados demonstram a possibilidade da utilização do TAB na avaliação de habilidades motoras aquáticas de adultos em diferentes níveis de experiência, podendo ser utilizado em planejamento e organização de aulas, para diagnóstico, acompanhamento da aprendizagem e avaliação da adaptação ao ambiente aquático. ...
Abstract
Identifying the individual's relationship with the aquatic environment favors the organization of teaching and learning in swimming lessons. The term Aquaticity refers to the ability that humans develop throughout life to move and become accustomed to the aquatic environment. The Aquaticity Test, developed in Greece in 2016, and cross-culturally validated for Brazil in the adolescent population in 2021, proposes to quantify and evaluate this relationship, through different aquatic motor skills. ...
Identifying the individual's relationship with the aquatic environment favors the organization of teaching and learning in swimming lessons. The term Aquaticity refers to the ability that humans develop throughout life to move and become accustomed to the aquatic environment. The Aquaticity Test, developed in Greece in 2016, and cross-culturally validated for Brazil in the adolescent population in 2021, proposes to quantify and evaluate this relationship, through different aquatic motor skills. However, in Brazil, the adult population is outside of this dynamic, and there is a lack of tests that evaluate beyond the four sportive strokes. To ensure a reliable assessment for this population, it is necessary to find evidence of validity in this instrument. Thus, this study addresses the assessment of the relationship between humans and the aquatic environment in the context of the swimming, divided into two studies: (i) Aquaticity: concept and application (non-systematic narrative review), and (ii) Evidence of validity of the Aquaticity Test - Brazil (TAB) for adults (assessment of sensitivity, internal structure, and reliability inter and intra-rater of the test). Study II was carried out with 66 individuals aged 25 to 55 years, divided into three groups based on their level of experience with the aquatic environment. The following results stand out: (i) The application of the test proved to be satisfactory for assessing the aquatic motor skills of the populations analyzed, and it appears as a promising instrument for improving the organization of the teaching and learning process to diagnose, assess and monitor activities in the aquatic environment; and (ii) the Aquaticity Test - Brazil, in the adult population, demonstrated evidence of validity for sensitivity with a significant difference between groups (F=79.1; p<0.001; η 2=0.72). For internal structure, the KMO, Cronbach's Alpha, and Barttlet tests indicated adequacy of the test tasks to the construct, good correlation between task performances and good internal consistency. High inter and intra-rater correlation was found, with adequate inter- and intra-rater agreements. These results demonstrate the possibility of using the TAB to assess aquatic motor skills of adults at different levels of experience, and can be used in planning and organizing classes, for diagnosis, monitoring learning and assessing adaptation to the aquatic environment ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
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Ciências da Saúde (9216)
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