Práticas artísticas de re-existência : relato de um educador
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho se desenvolve como memorial, relata e pensa a prática docente de expressões artísticas como resistência cultural. Através da narrativa de experiências artísticas e pedagógicas relata a trajetória como artista e educador do autor/pesquisador. Assim, o objetivo desta narrativa é compreender e analisar o contexto histórico, político, social e a vivência de ações culturais e práticas coletivas na formação docente e artística. A partir da escrita autobiográfica dessas experiência ...
O presente trabalho se desenvolve como memorial, relata e pensa a prática docente de expressões artísticas como resistência cultural. Através da narrativa de experiências artísticas e pedagógicas relata a trajetória como artista e educador do autor/pesquisador. Assim, o objetivo desta narrativa é compreender e analisar o contexto histórico, político, social e a vivência de ações culturais e práticas coletivas na formação docente e artística. A partir da escrita autobiográfica dessas experiências e vivências, se propõe o levantamento de questões recorrentes na práxis docente, desde a deglutição canibal dos referenciais lidos e absorvidos, passando pelas ações, emoções, percalços e elementos de naturezas variadas que envolvem a prática pedagógica individual, assim são abordados assuntos como Identidade Cultural, Ação Social, Educação Integral e Pedagogia Libertária. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (694)
Este item está licenciado na Creative Commons License
