O processo de transição de atletas do futsal para o futebol : o modelo de formação utilizado nos clubes de futebol
dc.contributor.advisor | Voser, Rogerio da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Marcos Xavier de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T06:51:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281845 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos têm revelado a importância do Futsal na formação de atletas de Futebol, contudo ainda são necessários alguns aprofundamentos em determinados temas. Assim, esta pesquisa tem como delimitação a integração do Futsal dentro dos clubes de Futebol. Tem-se como objetivo geral “Analisar o modelo de formação de atletas em Clubes de Futebol que utilizam o Futsal como ambiente de desenvolvimento”. Esta é uma pesquisa qualitativa, de corte transversal, exploratória e descritiva, que teve como participantes do estudo catorze coordenadores de clubes de Futebol da série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada, em que todos os preceitos éticos foram respeitados. Os entrevistados foram unanimes em afirmar a importância do Futsal na formação de jogadores para o Futebol, declararam o apoio da direção de seus clubes para utilização do Futsal como um meio formador. Compreendeu-se não possuir um caminho único de formação e atribuem ao Futsal como importante porta de entrada para a prospecção de novos jogadores. Os clubes ainda seguem um paradigma em relação a idade de transição para o Futebol, em média todos mantém a relação simultânea até por volta dos treze anos de idade. Refletem certa preocupação em relação as competições que ocorrem nas duas modalidades impactando no volume de jogos durante a semana de treinamento. Percebe-se que cada clube adota uma forma de conduzir seus projetos sem se alicerçarem em metodologias especificas de transição. Atribuem de maneira geral competências aos seus treinadores em conduzir as práticas. Em referência a relação com as famílias dos atletas, a maioria dos profissionais revelou estima pela boa convivência e diálogo, contribuindo para o desenvolvimento dos atletas. Por fim, a maioria absoluta não possui uma estrutura física específica para a prática do Futsal no mesmo ambiente do Futebol, dificultando, às vezes, a mudança de ambiente de prática. Sugere-se a adoção de estratégias para fortalecer as relações interpessoais, melhorar as estruturas físicas e o ambiente de trabalho, assim promover a flexibilidade e adaptação do projeto às necessidades dos participantes. Além disso, enfatiza-se a importância de integrar o Futsal aos programas educacionais, destacando o esporte como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social. Ao implementar essas melhorias, espera-se contribuir para o desenvolvimento holístico dos atletas, fortalecendo sua formação tática/técnica, física e socioemocional, e estabelecendo o projeto como um modelo de sucesso. O estudo conclui destacando a necessidade de futuras investigações sobre a intersecção entre Futsal e Futebol, visando desbloquear novas perspectivas sobre o desenvolvimento de talentos esportivos. Esses achados contribuirão para o entendimento das relações, colaborando no processo de formação de jogadores. | pt_BR |
dc.description.abstract | Studies have revealed the importance of Futsal in the formation of soccer athletes, however, further depth in certain topics is still needed. Thus, this research is delimited to the integration of futsal within soccer clubs. The general objective is "To analyze the athlete formation model in Soccer Clubs that use Futsal as a development envlronment". This is a qualitative, cross-sectional, exploratory, and descriptive research, which had fourteen coordinators of soccer clubs from the A series of the Brazilian Championship of 2023 as study participants. For this purpose, a semistructured interview was conducted, in which all ethical precepts were respected. The interviewees unanimously affirmed the importance of Futsal in the formation of players for Soccer, declared the support of their clubs' management for the use of Futsal as a formative medium. It was understood that there is not a single path of formation and they attribute to Futsal as an important gateway for the scouting of new players. The clubs still follow a paradigm regarding the transition age for Soccer, on average all maintain the simultaneous relationship until around the age of thirteen. They reflect certain concern regarding the competitions that occur in both modalities impacting the volume of games during the training week. It is perceived that each club adopts a way of conducting their projects without basing them on specific transition methodologies. Generally, they attribute competencies to their coaches in conducting practices. In reference to the relationship with the athletes' families, most professionals revealed esteem for good coexistence and dialogue, contributing to the development of the athletes. Finally, the absolute majority does not have a specific physical structure for the practice of Futsal in the same environment as Soccer, sometimes making the change of practice environment difficult. The adoption of strategies to strengthen interpersonal relationships, improve physical structures and the work environment, and promote the flexibility and adaptation of the project to the participants' needs is suggested. In addition, the importance of integrating Futsal into educational programs is emphasized, highlighting the sport as a tool for personal and social development. By implementing these improvements, it is expected to contribute to the holistic development of athletes, strengthening their tactical/technical, physical, and socioemotional formation, and establishing the project as a successful model. The study concludes by highlighting the need for future investigations on the intersection between Futsal and Soccer, aiming to unlock new perspectives on the development of sports talents. These findings will contribute to the understanding of the relationships, collaborating in the process of player formation. | en |
dc.description.abstract | Los estudios han revelado la importancia del Fútbol Sala en la formación de atletas de Fútbol, sin embargo, aún se necesitan algunos estudios más profundos en ciertos temas. Así, esta investigación tiene como delimitación la integración del Fútbol sala dentro de los clubes de Fútbol. Se tiene como objetivo general "Analizar el modelo de formación de atletas en Clubes de Fútbol que utilizan el Fútbol Sala como entorno de desarrollo". Esta es una investigación cualitativa, de corte transversal, exploratoria y descriptiva, que tuvo como participantes del estudio a catorce coordinadores de clubes de Fútbol de la serie A del Campeonato Brasileño de 2023. Para ello, se realizó una entrevista semiestructurada, en la que se respetaron todos los preceptos éticos. Los entrevistados fueron unánimes al afirmar la importancia del Fútbol Sala en la formación de jugadores para el Fútbol, declararon el apoyo de la dirección de sus clubes para la utilización del Fútbol Sala como un medio formador. Se comprendió que no poseen un único camino de formación y atribuyen al Fútbol Sala como importante puerta de entrada para la prospección de nuevos jugadores. Los clubes aún siguen un paradigma en relación a la edad de transición para el Fútbol, en promedio todos mantienen la relación simultánea hasta alrededor de los trece años de edad. Reflejan cierta preocupación en relación a las competiciones que ocurren en las dos asignaturas impactando en el volumen de juegos durante la semana de entrenamiento. Se percibe que cada club adopta una forma de conducir sus proyectos sin basarse en metodologías específicas de transición. De manera general, atribuyen competencias a sus entrenadores en conducir las prácticas. En relación a las familias de los atletas, la mayoría de los profesionales reveló estima por una buena convivencia y diálogo, contribuyendo al desarrollo de los atletas. Por último, la mayoría absoluta no posee una estructura física específica para la práctica del Fútbol Sala en el mismo ambiente del Fútbol, dificultando a veces el cambio de ambiente de práctica. Se sugiere la adopción de estrategias para fortalecer las relaciones interpersonales, mejorar las estructuras físicas y el ambiente de trabajo, y promover la flexibilidad y adaptación del proyecto a las necesidades de los participantes. Además, se enfatiza la importancia de integrar el Fútbol Sala a los programas educativos, destacando el deporte como herramienta de desarrollo personal y social. Al implementar estas mejoras, se espera contribuir al desarrollo holístico de los atletas, fortaleciendo su formación táctica/técnica, física y socioemocional, y estableciendo el proyecto como un modelo de éxito. El estudio concluye destacando la necesidad de futuras investigaciones sobre la intersección entre Fútbol Sala y Fútbol, con el objetivo de desbloquear nuevas perspectivas sobre el desarrollo de talentos deportivos. Estos hallazgos contribuirán al entendimiento de las relaciones, colaborando en el proceso de formación de jugadores. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogadores de futebol | pt_BR |
dc.subject | Player transition | en |
dc.subject | Formação de atletas | pt_BR |
dc.subject | Player formation | en |
dc.subject | Football | en |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Football clubs | en |
dc.subject | Clubes esportivos | pt_BR |
dc.title | O processo de transição de atletas do futsal para o futebol : o modelo de formação utilizado nos clubes de futebol | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215896 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024. | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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Ciências da Saúde (9110)