Oportunidades e desafios do pensamento projetual na prática docente
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Resumo
Este capítulo objetiva apontar oportunidades e desafios do pensamento projetual aplicado à prática docente, abrangendo tanto a dimensão do planejamento quanto a prática pedagógica baseada em projetos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, abrangendo livros e artigos científicos da área de Design, com vistas a destacar a maneira como os autores têm compreendido a aplicação do pensamento projetual na docência. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira ...
Este capítulo objetiva apontar oportunidades e desafios do pensamento projetual aplicado à prática docente, abrangendo tanto a dimensão do planejamento quanto a prática pedagógica baseada em projetos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, abrangendo livros e artigos científicos da área de Design, com vistas a destacar a maneira como os autores têm compreendido a aplicação do pensamento projetual na docência. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para compreender os caminhos percorridos pelas pesquisas sobre esse tema no Brasil. Com base nisso, este estudo identifica quatro oportunidades relacionadas à transformação do perfil e das práticas docentes, bem como quatro desafios que reforçam a necessidade de maiores investimentos em processos formativos que incentivem a compreensão e a prática do pensamento projetual entre os educadores. ...
Contido em
Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 6. Porto Alegre : Marcavisual, 2024. p. 134-148
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5701)Ciências Sociais Aplicadas (1135)
Este item está licenciado na Creative Commons License