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dc.contributor.authorCapaverde, Cibele Fagundespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rafael Barboza dospt_BR
dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T06:53:58Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1982-1867pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281625pt_BR
dc.description.abstractEm uma perspectiva bourdieusiana, foram realizadas entrevistas, com seis professoras(es) negras(os) da Educação Básica, sobre suas trajetórias acadêmicas e práticas pedagógicas de mediação de conflitos, para inferir a existência ou ausência, de uma disposição antirracista. A geração ou ativação dessa disposição ocorreu durante o curso de graduação em interações sociais solidárias com colegas e participação em coletivos negros que atuam politicamente e promovem atividades culturais. Espaços universitários informais, mais do que o currículo, promoveram um sentido positivo de pertencimento étnico-racial e integração à vida acadêmica. Já a agência docente para o enfrentamento de expressões de racismo varia de acordo com os contextos escolares que podem fortalecer ou inibir a disposição antirracista, dependendo do reconhecimento do racismo institucional pela comunidade escolar.pt_BR
dc.description.abstractFrom a Bourdieusian perspective, interviews were conducted with six black teachers from Basic Education regarding their academic trajectories and pedagogical practices of conflict mediation, aiming to infer the existence or absence of an anti-racist disposition. The generation or activation of this disposition occurred during undergraduate studies through solidarity social interactions with colleagues and participation in black collectives that engage politically and promote cultural activities. Informal university spaces, more than the curriculum, fostered a positive sense of ethnic-racial belonging and integration into academic life. However, the teaching agency for confronting expressions of racism varies according to school contexts, which can either strengthen or inhibit the anti-racist disposition, depending on the recognition of institutional racism by the school community.en
dc.description.abstractDesde una perspectiva bourdieusiana, se realizaron entrevistas con seis profesoras(es) afrodescendientes de Educación Básica sobre sus trayectorias académicas y prácticas pedagógicas de mediación de conflictos, para inferir la existencia o ausencia, de una disposición antirracista. La generación o activación de esta disposición ocurrió durante el curso de pregrado en interacciones sociales solidarias y participación en colectivos de afrodescendientes que actúan cultural y políticamente. Los espacios universitarios informales, más que el currículo, promovieron un sentido positivo de pertenencia étnico-racial e integración a la vida académica. Por otro lado, la agencia docente para enfrentar expresiones de racismo varía según los contextos escolares que pueden fortalecer o inhibir la disposición antirracista, dependiendo del reconocimiento del racismo institucional por parte de la comunidad escolar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSBEnBIO: Revista de Ensino de Biologia. Campinas, SP. Vol. 17, n. 1 (2024), p. 255-278pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectAnti-racist dispositionen
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationsen
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectMediação de conflitospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAcademic trajectoriesen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectDisposición antirracistaes
dc.subjectEducación para las relaciones étnico-racialeses
dc.subjectSaberes docenteses
dc.subjectTrayectorias académicases
dc.subjectEducación básicaes
dc.titleMediação de conflitos raciais em escolas : disposição de professoras(es) egressas(os) das Ciências Biológicaspt_BR
dc.title.alternativeMediation of racial conflicts in schools : disposition of graduates from Biological Sciencesen
dc.title.alternativeMediación de conflictos raciales en escuelas : disposición de profesores egresados de las Ciencias Biológicases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211152pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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