Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiqueira, André Boccasiuspt_BR
dc.contributor.authorMartins, Maria Aparecida de Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-15T06:56:10Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281243pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa adotou uma abordagem analítica qualitativa exploratória para compreender as interações humanas e os comportamentos culturais relacionados às questões ambientais. Realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Valneri Antunes, o estudo destaca a importância de introduzir a educação sobre um meio ambiente sustentável desde a infância. A educação ambiental requer ação prática para solidificar ideias e se conectar com a realidade. Na instituição, coexistem dois projetos de educação ambiental: o Projeto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS), coordenado pela Secretaria de Educação de Porto Alegre, e outro liderado pelas professoras Itinerantes, o Projeto Educação Ambiental e Vivências Alimentares: Possibilidades e Descobertas. Ambos abordam uma variedade de temas, focando em questões ambientais e buscando instigar responsabilidade pela saúde e meio ambiente nas crianças da educação infantil. Esses projetos enriquecem a experiência educacional, apresentando perspectivas diferentes, um de forma macrossocial e outro de maneira microssocial, promovendo a conscientização ambiental e alimentar e educando cidadãos comprometidos com a sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe research adopted an exploratory qualitative analytical approach to understand human interactions and cultural behaviors related to environmental issues. Held at the Municipal School of Early Childhood Education Vila Valneri Antunes, the study highlights the importance of introducing the sustainable environment education since early childhood. Environmental education requires practical action to solidify ideas and connect with reality. At the institution, two environmental education projects coexist: the Education Project for Sustainable Development (PEDS), coordinated by the Porto Alegre Department of Education, and another led by Itinerant teachers, the Environmental Education Project and Food Experiences: Possibilities and Discoveries. Both address a variety of topics, focusing on environmental issues and seeking to instill responsibility for health and the environment in kindergartens. These projects enrich the educational experience, presenting different perspectives, one macro-socially and the other micro-socially, promoting environmental and food awareness and educating citizens committed to sustainability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental sustainabilityen
dc.titleEducação ambiental em uma escola de educação infantil em Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples