Educação ambiental em uma escola de educação infantil em Porto Alegre - RS
dc.contributor.advisor | Siqueira, André Boccasius | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Maria Aparecida de Ávila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-15T06:56:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281243 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa adotou uma abordagem analítica qualitativa exploratória para compreender as interações humanas e os comportamentos culturais relacionados às questões ambientais. Realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Valneri Antunes, o estudo destaca a importância de introduzir a educação sobre um meio ambiente sustentável desde a infância. A educação ambiental requer ação prática para solidificar ideias e se conectar com a realidade. Na instituição, coexistem dois projetos de educação ambiental: o Projeto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS), coordenado pela Secretaria de Educação de Porto Alegre, e outro liderado pelas professoras Itinerantes, o Projeto Educação Ambiental e Vivências Alimentares: Possibilidades e Descobertas. Ambos abordam uma variedade de temas, focando em questões ambientais e buscando instigar responsabilidade pela saúde e meio ambiente nas crianças da educação infantil. Esses projetos enriquecem a experiência educacional, apresentando perspectivas diferentes, um de forma macrossocial e outro de maneira microssocial, promovendo a conscientização ambiental e alimentar e educando cidadãos comprometidos com a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research adopted an exploratory qualitative analytical approach to understand human interactions and cultural behaviors related to environmental issues. Held at the Municipal School of Early Childhood Education Vila Valneri Antunes, the study highlights the importance of introducing the sustainable environment education since early childhood. Environmental education requires practical action to solidify ideas and connect with reality. At the institution, two environmental education projects coexist: the Education Project for Sustainable Development (PEDS), coordinated by the Porto Alegre Department of Education, and another led by Itinerant teachers, the Environmental Education Project and Food Experiences: Possibilities and Discoveries. Both address a variety of topics, focusing on environmental issues and seeking to instill responsibility for health and the environment in kindergartens. These projects enrich the educational experience, presenting different perspectives, one macro-socially and the other micro-socially, promoting environmental and food awareness and educating citizens committed to sustainability. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Environment | en |
dc.subject | Sustentabilidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental sustainability | en |
dc.title | Educação ambiental em uma escola de educação infantil em Porto Alegre - RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211825 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)