Precarização do trabalho docente de ensino superior em IES privadas brasileiras
dc.contributor.author | Gemelli, Catia Eli | pt_BR |
dc.contributor.author | Closs, Lisiane Quadrado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T06:56:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-2386 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281182 | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo é analisar, através da Escala de Precarização do Trabalho Docente de Ensino Superior Privado (EPTDESP), o trabalho docente em instituições de ensino superior (IES) privadas brasileiras, com enfoque em sua precarização. Na pesquisa exploratória, de natureza quantitativa do tipo survey, foram analisadas 607 respostas de docentes de IES privadas das regiões Sul e Sudeste. As avaliações incluíram estatísticas descritivas, análises de correlações e testes de hipótese. Os resultados corroboram discussões recentes que evidenciam o intenso processo de precarização sofrido pelos(as) docentes de IES privadas no Brasil. Pelos testes de hipóteses, confirmouse que o tipo de vínculo de trabalho afeta significativamente a percepção do grau de precarização do trabalho docente nessas IES e que o grau de precarização afeta significativamente o interesse do(a) docente em ingressar na carreira docente em IES pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to analyze, through the Private Higher Education Teaching Work Precariousness Scale (EPTDESP), teaching work in private Brazilian higher education institutions (HEIs), focusing on its precarization. In this exploratory research, a quantitative survey study was conducted with 607 private HEIs professors from the South and Southeast regions of Brazil. Analysis included descriptive statistics, correlation analyses, and hypothesis tests. The results corroborated recent discussions that show the intense process of precariousness suffered by private HEIs professors in Brazil. By the hypothesis tests, it was confirmed that the type of employment bond significantly affects the perception of the degree of precariousness in these HEIs, and that the degree of precariousness significantly affects the interest of the professor in entering the teaching career in public HEIs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Brazilian business review. Vitória. Vol. 20, n. 3 (maio/jun. 2023), p. 339-361 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Private higher education | en |
dc.subject | Precariousness of teaching work | en |
dc.subject | Ensino privado | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
dc.title | Precarização do trabalho docente de ensino superior em IES privadas brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Precariousness of higher education teaching work in Brazilian private HEIs | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208808 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Sociais Aplicadas (4129)