Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGemelli, Catia Elipt_BR
dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-14T06:56:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1808-2386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281182pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste estudo é analisar, através da Escala de Precarização do Trabalho Docente de Ensino Superior Privado (EPTDESP), o trabalho docente em instituições de ensino superior (IES) privadas brasileiras, com enfoque em sua precarização. Na pesquisa exploratória, de natureza quantitativa do tipo survey, foram analisadas 607 respostas de docentes de IES privadas das regiões Sul e Sudeste. As avaliações incluíram estatísticas descritivas, análises de correlações e testes de hipótese. Os resultados corroboram discussões recentes que evidenciam o intenso processo de precarização sofrido pelos(as) docentes de IES privadas no Brasil. Pelos testes de hipóteses, confirmouse que o tipo de vínculo de trabalho afeta significativamente a percepção do grau de precarização do trabalho docente nessas IES e que o grau de precarização afeta significativamente o interesse do(a) docente em ingressar na carreira docente em IES pública.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze, through the Private Higher Education Teaching Work Precariousness Scale (EPTDESP), teaching work in private Brazilian higher education institutions (HEIs), focusing on its precarization. In this exploratory research, a quantitative survey study was conducted with 607 private HEIs professors from the South and Southeast regions of Brazil. Analysis included descriptive statistics, correlation analyses, and hypothesis tests. The results corroborated recent discussions that show the intense process of precariousness suffered by private HEIs professors in Brazil. By the hypothesis tests, it was confirmed that the type of employment bond significantly affects the perception of the degree of precariousness in these HEIs, and that the degree of precariousness significantly affects the interest of the professor in entering the teaching career in public HEIs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian business review. Vitória. Vol. 20, n. 3 (maio/jun. 2023), p. 339-361pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrivate higher educationen
dc.subjectPrecariousness of teaching worken
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho docente de ensino superior em IES privadas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativePrecariousness of higher education teaching work in Brazilian private HEIs en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001208808pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples