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dc.contributor.advisorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorSevilla, Gabriela Garciapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-08T06:51:37Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280980pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo compreender os efeitos do avanço do neoconservadorismo no Brasil na área da educação, mais especificamente, na escola e nas aulas de Sociologia. Em um primeiro momento se analisa o que caracterizaria esse contexto que estamos chamando de neoconservador, e como ele se constituiu nos últimos anos. Abordamos em especial o papel do projeto Escola sem Partido e dos grupos que se dizem contrários a chamada “ideologia de gênero”. Analisamos a sua atuação nas modificações do Plano Nacional de Educação de 2014 e as implicações subsequentes. Este contexto é apresentado por meio de uma revisão bibliográfica e do levantamento de uma série de indícios que apontam o crescimento de um discurso de extrema-direita, neoliberal, fundamentalista religioso e conservador no Brasil desde o início da década de 2010. Nesse percurso temos alguns momentos chave em anos seguintes e que culminam nas eleições de 2018. Também são discutidas as especificidades do ensino de Sociologia, e porque acreditamos que esta disciplina e seus professores são alvos prioritários dos ataques neoconservadores, uma vez que eles lidam com as mudanças sociais, culturais e políticas em suas aulas e são suscetíveis as disputas e alterações de poder vigentes. Para essa análise, foram entrevistados 10 professores de Sociologia que atuam na educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. A partir disso, se apresentam os efeitos destas mudanças no currículo e nas práticas dos professores de Sociologia na sala de aula, em especial em relação à censura e à perseguição (ou tentativas disso, receios e autocensuras) das temáticas consideradas sensíveis Apresenta-se a categoria conceitual de temas sensíveis, e dentro deles se abordam aquelas questões vinculadas à gênero e sexualidade, que ocupam um lugar central no debate político atual de crise da democracia e na agenda dos grupos neoconservadores. Por fim, analisamos como isso afeta a liberdade de ensinar dos docentes e a própria ideia de uma educação democrática e de uma escola plural e laica que respeite a diversidade e que ensine em e para os direitos humanos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the effects of the advancement of neoconservatism in Brazil in the area of education, more specifically, at school and in Sociology classes. At first, it is analyzed what would characterize this context that we are calling neoconservative, and how it was constituted in recent years. We particularly approach the role of the School without Party project and the opposing groups that are grouped in the so-called “gender ideology”. We analyzed its performance in the modifications of the 2014 National Education Plan and the subsequent implications. This context is presented through a bibliographic review and the survey of a series of indications that point to the growth of an extreme right, neoliberal, religious fundamentalist and conservative discourse in Brazil since the beginning of the 2010s. Key moment in subsequent years and culminating in the 2018 elections. The specificities of the teaching of Sociology are also discussed, and because we believe that this discipline and its teachers are priority targets of conservative attacks, since they deal with social, cultural changes policies and disputes and changes in power. For this analysis, 10 Sociology professors who work in basic education in the metropolitan region of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul were interviewed. From this, the effects of these changes on the curriculum and on the practices of sociology teachers in the classroom are presented. classroom, especially in relation to censorship and persecution (or attempts to do so, fears and self-censorship) of themes considered sensitive. The conceptual category of sensitive themes is presented, and within them are addressed those issues related to gender and sexuality, which occupy a central place in the current political debate on the crisis of democracy and on the agenda of neoconservative groups. Finally, we analyze how this affects teachers' freedom to teach and the very idea of a democratic education and a plural and secular school that respects diversity and teaches in and for human rights.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSensitive topicsen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectGender ideologyen
dc.subjectSchool without a partyen
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectNo indoctrinationen
dc.subjectNeoconservatismen
dc.subjectGenreen
dc.subjectSexualityen
dc.titleEnsino de sociologia e direitos humanos : temas sensíveis na escola em tempos neoconservadorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001215252pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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