Professores de ciências da natureza dos cursos pré- vestibulares populares de porto alegre e região metropolitana : formação e práticas docentes
dc.contributor.advisor | Fonseca, Carlos Ventura | pt_BR |
dc.contributor.author | Matiello, Gabriela Inês | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T06:54:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280656 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a contribuição dos cursos pré-vestibulares populares para a formação e o desenvolvimento profissional docente de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Ciências Biológicas). A pesquisa é de caráter qualitativo, sendo adotado um questionário com questões abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. As respostas descritivas foram categorizadas via análise de conteúdo. Houve 14 informantes, oriundos de 10 cursos pré-vestibulares populares de Porto Alegre e região metropolitana. A partir dos dados obtidos é possível afirmar que a maior parte dos docentes é licenciado ou cursa Licenciatura na área da Ciências da Natureza. Muitos procuraram os espaços de cursos populares para auxiliar estudantes de baixa renda a ingressar em universidades. A maior parte: realizou ou pensa em realizar algum tipo de formação continuada, majoritariamente pós-graduação; tem uma percepção positiva do impacto da sua atuação na sociedade, principalmente relacionada aos estudantes aprovados em processos seletivos; percebe o planejamento do ensino-aprendizagem como uma parte importante do trabalho docente, e afirma que planeja suas aulas, apesar de relatar dificuldades em relação ao tempo disponível. Percebe-se que a história de vida influencia na escolha da licenciatura e está relacionada à influência da escola, de professores e da família. A partir deste estudo, foi possível constatar que os cursos pré-vestibulares populares são espaços de formação e desenvolvimento profissional, sendo espaços escolhidos majoritariamente para o início na docência, na área de Ciências da Natureza. Esta pesquisa contribui com a literatura educacional que trata de cursos pré-vestibulares populares, com informações acerca da atuação de licenciandas e licenciados da área de Ciências da Natureza. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to evaluate the impact of popular or community pre-university courses (or free cram schools) to the Natural Sciences’s (Chemistry, Physics and Biological Sciences) teachers training and professional development. To obtain the data of interest it was used a query with open and closed questions, therefore this is a qualitative research. The written answeres for the open ended questions were categorized via content analysis. There were 14 participants from 10 popular pre-university courses in Porto Alegre and metropolitan region. Based in the data obtained from this research it is possible to state that most of the participants have their teaching training degree or are undergraduates in Natural Science courses. Many seek teaching experience at popular courses in order to help low-income students be admitted into universities. The majority of the participants already have or are prone to complementing their education, the most part aim or are already into postgraduation courses. The part they play in society by teaching in popular courses are perceived in a positive manner by the participants themselves, this positive perception id mostly related to the fact that the popular courses students are admitted into universities. Most of the participants perceive lesson’s planning as an important part of teaching work, and say they do it, even though they say that they are struggling with short available time to plan the lessons. It is noticed that personal background played a part in influencing the choice for teacher’s training courses, and this choice is also related with their family, school and high-school former teachers’s influences. With this study it is possible to observe that popular pre-university courses are professional development places for teachers in training, and those places are most chosen by novice teacher in Natural Sciences. This research contributes to the educational literature about popular pre-university courses in Porto Alegre and metropolitan region by bringing valuable information about the professional exercise of Natural Science’s teachers in training. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Popular pre-university courses | en |
dc.subject | Curso pré-vestibular | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Natural Sciences | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s professional development | en |
dc.title | Professores de ciências da natureza dos cursos pré- vestibulares populares de porto alegre e região metropolitana : formação e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154056 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Química (611)