Aprendizagem do plano cartesiano: um estudo com alunos do ensino fundamental na perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica com o uso do Desmos
dc.contributor.advisor | Stormowski, Vandoir | pt_BR |
dc.contributor.author | Severo, João Vitor Menezes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-26T06:57:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280628 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se a analisar os processos de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e compreender de que maneira aprendem conceitos do plano cartesiano, com o uso de atividades realizadas na plataforma Desmos, buscando responder à pergunta de pesquisa “De que maneira estudantes do ensino fundamental aprendem conceitos do plano cartesiano com o uso do Desmos Marbleslide, sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval?”. A pesquisa foi desenvolvida com duas estudantes do 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola da rede estadual situada em Porto Alegre. As estudantes participaram de dois encontros presenciais cuja proposta foi a realização de duas atividades envolvendo a criação de segmentos através de tabelas de coordenadas: a primeira ocorreu com a utilização da atividade Mini Golf Marbleslide, enquanto que a segunda trabalhou com a repetição de uma figura no plano cartesiano. Para a coleta de dados das atividades práticas, foi utilizada a ferramenta de captura de tela dos Chromebooks, junto com a função do microfone ativada, para captação do áudio das conversas das estudantes entre si e com o pesquisador, além também dos registros salvos das atividades prontas na plataforma. O trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como fundamentação teórica as ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Raymond Duval, a fim de entender e analisar como o uso do Desmos auxilia na compreensão do plano cartesiano. Observou-se ao longo da análise das atividades que o uso do Desmos possibilitou o desenvolvimento de habilidades na coordenação desses registros, pois as interações com o Desmos permitiram uma visualização imediata das consequências de suas escolhas, promovendo entendimento dos conceitos matemáticos que estão envolvidos. As atividades mostraram que o Desmos permitiu uma visualização dinâmica e interativa dos conceitos, possibilitando a internalização dos elementos do plano cartesiano. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the learning processes of elementary school students and understand how they learn concepts related to the Cartesian plane through activities conducted on the Desmos platform. The research seeks to answer the question “How do elementary school students learn concepts from the Cartesian plane through Desmos Marbleslide, in the light of Raymond Duval's Registers of Semiotics Representation Theory (RSRT)?”. The study was conducted with two students from the 8th and 9th grades at a public school located in Porto Alegre. The students participated in two in-person sessions, where the proposed activities involved creating segments using coordinate tables: the first session utilized the Mini Golf Marbleslide activity, while the second focused on repeating a figure on the Cartesian plane. For data collection from the practical activities, the screen capture tool on Chromebooks was used, with the microphone function enabled to record the students' conversations with each other and the researcher. Additionally, records of the completed activities saved on the platform were collected. This is a qualitative study based on Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Registers, aiming to understand and analyze how digital technologies assist in transitioning between representation registers. The analysis of the activities showed that the use of Desmos facilitated the development of skills in coordinating these registers, as interactions with Desmos allowed for immediate visualization of the consequences of their choices, promoting an understanding of the mathematical concepts involved. The activities demonstrated that Desmos provided a dynamic and interactive visualization of the concepts, enabling the internalization of Cartesian plane elements. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desmos (plataforma) | en |
dc.subject | Plano cartesiano | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Cartesian plane | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Teoria dos registros de representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Semiotics representation | en |
dc.title | Aprendizagem do plano cartesiano: um estudo com alunos do ensino fundamental na perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica com o uso do Desmos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212874 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (406)